segunda-feira, 29 de junho de 2009

Concluída ponte sobre o rio Zambeze


A CONSTRUÇÃO da ponte sobre o rio Zambeze já está concluída, anunciou ontem o Presidente da República na sua comunicação sobre o estado geral da nação. Caracterizando-a como orgulho nacional, catalizador da economia e ponto de encontro e reencontro dos moçambicanos, o Chefe do Estado considera que aquela infra-estrutura reforça o sentimento de unidade nacional, sonho de Eduardo Mondlane e de outros obreiros da moçambicanidade.

Segundo Armando Guebuza, a ligação entre Chimuara, na Zambézia, e Caia, em Sofala, simboliza e cristaliza a ligação rodoviária permanente entre diferentes partes do país, propiciando o contacto e conhecimento mútuos entre moçambicanos, a consolidação da amizade entre pessoas que representam a diversidade sociocultural e a pluralidade política dos moçambicanos.

“A ponte sobre o rio Zambeze propicia ainda a circulação intensa e ininterrupta de bens produzidos em vários cantos desta pátria de heróis, facilitando a interligação e maior dinamização da nossa economia à escala nacional”, disse Armando Guebuza.

Na sua intervenção, o Chefe do Estado sublinhou que as estradas e pontes têm um contributo de grande relevo para ligar os centros de produção e os mercados, no quadro do que foram feitas diversas intervenções ao longo do quinquénio, com vista a melhorar a transitabilidade e segurança rodoviárias na circulação de pessoas e bens.

“A criação da capacidade financeira nos distritos, através dos fundos descentralizados, veio dinamizar as acções de reabilitação e manutenção das vias de acesso a nível local. Essas acções são complementadas pelas intervenções a nível central que resultaram na reabilitação de alguns troços e na construção das pontes de Moamba, em Maputo, do Guijá, em Gaza, de Lugela, na Zambézia, de Meluli, em Nampula, e de Luambala, no Niassa, entre outras”, disse.

notícias

Nenhum comentário: