quinta-feira, 10 de abril de 2008

Interceptado contentor com 155 ilegais em Tete.


Entrando a partir do Malawi:
UM camião transportando clandestinamente um contentor com 155 estrangeiros ilegais dos quais 68 da Somália e 87 da Etiópia, foi interceptado no último domingo, na zona de Matambo, distrito de Changara, a 20 quilómetros da cidade de Tete. As escassas informações disponíveis indicam que eles vêm de um campo de refugiados do Malawi. Segundo fonte da PRM em Tete, na altura da apreensão do camião, um dos imigrantes já se encontrava morto e outros 50 bastante debilitados fisicamente, em consequência das longas horas de viagem, com fome, falta de água e difíceis condições de respiração normal, visto que a caixa metálica exposta ao calor submetia os ocupantes a altas temperaturas que, regra geral, caracterizam aquela região do país.

O veículo, de marca Leyland Freyghland, pertencente à companhia transportadora malawiana ZAGAF, com a chapa de matrícula SA-2213 com o atrelado ZA-9878, fazia o trajecto Malawi/Tete/Beira, e seria na última cidade onde desembarcariam aqueles homens.
Conforme explicou fonte da Polícia, uma vez interceptado o camião no posto policial, ouviram-se alguns gritos dos ilegais que supostamente reclamavam estar a morrer asfixiados. Apercebendo-se disso, o motorista pôs-se ao volante e arrancou a alta velocidade, tendo depois imobilizado o veículo a 20 quilómetros da cidade de Tete sob perseguição policial.

Já com o camião aparentemente abandonado pelo motorista, a Polícia, ao abrir o contentor, deparou com um número de 155 indivíduos, na sua maioria jovens, um dos quais já sem vida. Outros 50 denunciavam fortes sinais de fragilidade física, como consequência de viagem feita em condições desumanas sem alimentação e água. Tal situação obrigou a uma intervenção de emergência das autoridades sanitárias para reanimar os que se apresentavam em risco de vida.

Entretanto, segundo a nossa fonte, ainda hoje, as autoridades moçambicanas vão desencadear acções para levá-los de volta ao Malawi, a partir da fronteira de Calomue, distrito de Angónia, por onde entraram provenientes daquele país vizinho. Segundo informações disponíveis eles teriam partido de um campo de refugiados no Malawi, local para onde deverão regressar.
Este grupo, segundo a nossa fonte, constitui o segundo em menos de uma semana a ser repatriado para o Malawi. Na última sexta-feira, outros 98 indivíduos, interceptados na zona de Zóbuè, acabaram sendo repatriados para aquele país.

Para os dois casos, a Polícia confirmou que os motoristas dos veículos, ambos malawianos, puseram-se em fuga. As empresas para as quais trabalham os fugitivos, já forneceram as respectivas identidades bem como ofereceram-se a colaborar nas investigações para a sua detenção, dado que, negam qualquer responsabilidade no negócio de transporte dos ilegais.
Entretanto, o Comando-Geral da PRM veio a público ontem anunciar que mais de cem pessoas foram detidas pelas autoridades na semana passada, indiciadas de violação de fronteiras. Deste grupo contam-se cidadãos zimbabweanos, somalis, malawianos e congoleses, segundo dados fornecidos por Pedro Cossa, porta-voz da corporação.

Maputo, Quarta-Feira, 9 de Abril de 2008:: Notícias

Nenhum comentário: