segunda-feira, 21 de abril de 2008

Salario Minimo vai melhorar

Pelo menos oito sectores de actividade deverão já ter acordado níveis de reajustamento do salário mínimo até ao final de Abril corrente, atendendo ao progresso das negociações que estão a ser desenvolvidas a nível sectorial. Até ao momento, pelo menos seis sectores já têm propostas de reajustamento, que variam entre 15 e 30 por cento em relação ao actualmente em vigor. Francisco Mazoio, representante dos sindicatos e que falou à nossa Reportagem em nome das partes em negociação, disse que até aqui não está claro sobre o sector nove, que compreende a administração pública, defesa e segurança, uma vez que o Governo ainda não se pronunciou sobre os seus representantes na mesa negocial.Os sindicatos já declararam que estão preparados para discutir o salário mínimo a nível deste sector, visto que já dispõem de uma comissão integrando representantes da Organização dos Trabalhadores de Moçambique e das organizações socioprofissionais da área. Os outros sectores são os da agricultura, pecuária, caça e silvicultura, pescas, indústria e extracção de minerais. Foi definido, igualmente, o sector da indústria transformadora, da produção e distribuição de electricidade, gás e água, construção, das actividades e serviços não financeiros e o das actividades financeiras.
Segundo Francisco Mazoio, os índices acordados nos seis sectores são, regra geral, superiores aos da revisão alcançados nas discussões do ano passado, e confirmam a ideia segundo a qual os sectores com possibilidades poderiam fixar salários mínimos acima da média nacional.
Mazoio disse que o actual processo é mais trabalhaso em relação ao critério de fixação do salário mínimo para dois grupos que vigorava até ao ano passado. Entretanto, esperam-se melhores resultados em relação aos critérios que até então vigoravam.
Questionado sobre eventuais atrasos no processo de fixação do salário mínimo seguindo a actual modalidade, a nossa fonte disse que era previsível que houvesse alguma demora, mas no caso vertente ainda está-se dentro dos prazos.
“Será possível que até 1 de Maio tenhamos o processo acordado em oito dos nove sectores”, garantiu. Uma vez acordados os valores da revisão por sectores de actividade, seguem-se as discussões a nível da Comissão Consultiva do Trabalho, a quem compete remeter os resultados ao Conselho de Ministros, que decidirá em última instância.A fixação dos sectores segue-se a um memorando de entendimento assinado entre os parceiros sociais em Março do ano passado. O actual salário mínimo está fixado em 1645 meticais.
Fonte: Jornal Zambeze

Nenhum comentário: