sexta-feira, 16 de maio de 2008

União Africana pressionada a intervir


Diversas ONGs que lidam com questões ligadas ao respeito e salvaguarda de direitos humanos, instaram a União Africana (UA) a intervir no Zimbabwe tendo em vista a solução da crise política provocada pelo regime de Harare na sequência das eleições gerais de 29 de Março último.
As referidas ONGs apresentaram uma série de petições à Comissão Africana dos Direitos Humanos e dos Povos (CADHP) no âmbito da 43ª Sessão Ordinária deste órgão da União Africana a decorrer em Ezulwini, Swazilândia. Os delegados à reunião da CADHP escutaram com apreensão os pontos levantados nas petições, em que sobressaiu a condenação da fraude eleitoral no Zimbabwe, e o uso da violência política como forma de se silenciar a oposição e manter no poder um regime detestado pela esmagadora maioria do povo. Os representantes dessas organizações exigiram a intervenção da União Africana para se solucionar a crise política do Zimbabwe, tendo apelado para a proibição do fornecimento de todo o tipo de armas a esse país, o fim das atrocidades perpetradas pelas forças militares e milícias da ZANU-PF e a substituição de Thabo Mbeki como mediador do conflito criado pelo regime de Mugabe.
Cartazes de solidariedade para como povo zimbabueano, realçando o dever incontornável da União Africana em livrar os zimbabueanos da crise em que se encontram mergulhado, foram afixados no recinto de acesso à sala das reuniões plenárias do referido órgão da organização continental africana, para embaraço da delegação do regime de Harare ao encontro.

Nenhum comentário: