terça-feira, 17 de junho de 2008

Maleiane diz que faltam empreendedores no país


O antigo governador do Banco de Moçambique, Adriano Maleiane, considera que em Moçambique faltam empreendedores, razão pela qual empresas do sector privado ainda não são dominantes como requer a economia nacional.
Segundo a AIM, para justificar a fraqueza de iniciativas empreendedoras no país, Maleiane apoiou-se em estatísticas de 2002, que mostram que nessa altura existiam 48 mil empresas privadas, porém, destas apenas três por cento se encontram a operar no sector agrícola e 14 por cento na indústria. Estas duas áreas, incluindo o turismo, são consideradas estratégicas para o desenvolvimento do país. “Uma economia como Moçambique precisa de muito mais, temos que multiplicar e avançar para as áreas mais importantes.

Um dos sectores importantes é a agricultura formal, mas neste momento apenas três por cento das empresas privadas no país trabalham nesta área. Acredito, porém, que é possível fazer mais”, defendeu. Numa entrevista à AIM, Maleiane referiu que, para que o sector privado seja dominante, é necessário que os moçambicanos invistam no país, mostrando o talento que possuem.

Fonte: Jornal Notícias

Nenhum comentário: