quinta-feira, 10 de julho de 2008

TSVANGIRAI ESTEVE SOB ENORME PRESSÃO


Na perspectiva de António Gaspar, em algum momento, o líder do MDC esteve sob enorme pressão. Não conseguiu debelar essa mesma pressão e tomar uma medida mais adequada. Quando se retirou do processo – afirmou – facilitou a vida a Mugabe, pois o Presidente zimbabweano queria manter-se no poder.


O académico disse que Morgan Tsvangirai é um actor importante para a sociedade zimbabweana, líder dum partido com maioria parlamentar, um aspecto a não ser ignorado. O facto de o MDC ter a maioria no parlamento torna complicada a governação da ZANU-PF. Mugabe não pode conseguir fazer passar leis quando tem a minoria parlamentar, facto que o empurra para uma negociação.

“Portanto, nesse momento continua a ser válido. É por isso que todo o mundo diz que é preciso sentar para conversar, porque há este aspecto interno de funcionamento da instituição, que é o parlamento”, disse, acrescentando que se trata duma engenharia política que terá de ser feita, uma solução de compromissos em que só se ganha quando se está dentro.

Explicitou que é preciso encontrar uma solução política em que todos, logo à partida, entram a perder 50-50, mas podem constituir uma plataforma de entendimento que possa trazer as partes a olhar mais pelos interesses nacionais dos zimbabweanos. Neste momento, o que está a vingar no Zimbabwe são interesses partidários, facto que também é influenciado pela pressão internacional que, de acordo com a fonte, não está a ajudar pelo contrário está a contribuir para o exacerbar das posições das duas partes.

Nenhum comentário: