segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Chineses reafirmam desejo de investir em Mocambique

Chineses reafirmam desejo de investir em Moçambique - anuncia Presidente Guebuza, no final da visita privada à capital dos Jogos Olímpicos

Investir no nosso país em diversas áreas de interesse económico, tendo como principal premissa explorar as múltiplas potencialidades que Moçambique oferece, continua a constituir uma grande atracção aos empresários chineses, que reafirmam esta sua aposta num encontro que mantiveram, sábado, em Beijing, com o Presidente da República, Armando Guebuza.

Segundo o Chefe do Estado moçambicano, que hoje regressa a Maputo no final de uma visita privada à capital dos Jogos Olímpicos de Verão-2008 a convite do seu homólogo Hu Jintao, a abertura demonstrada pelo nosso Governo, assim como as óptimas condições oferecidas pelo ambiente de negócios no país são vistas como propícias para um investimento duradoiro.

Cumprindo uma agenda bastante carregada, tendo como principais pólos a recepção oferecida no Palácio do Povo aos estadistas mundiais convidados por Hu Jintao, a participação na cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos, bem como encontros com os seus homólogos de diversos países africanos, Armando Guebuza privilegiou também sessões de trabalho com homens de negócios da China, que lhe manifestaram a sua disponibilidade de investimento no país, aproveitando, paralelamente, as excelentes relações de amizade que se vão solidificando entre os dois povos e Governos.

“As condições para a atracção do investimento chinês são boas. Temos é que saber aproveitá-las ao máximo, daí que aproveitamos, durante estes dias de permanência em Beijing, para estabelecer diversos contactos visando a prossecução desse desejo”, disse o Presidente da República, falando ontem em Beijing a jornalistas moçambicanos, no epílogo da sua visita à China.

Segundo afirmou, no encontro entre o Presidente Hu Jintao e os Chefes de Estado e de Governo africanos, a China reafirmou o seu compromisso de apoiar os esforços do Continente Africano na sua batalha pelo desenvolvimento económico e combate à pobreza. “Em relação a Moçambique trocámos impressões sobre o estado das relações bilaterais e a conclusão a que chegámos foi de que estamos no bom caminho. Manifestámos a nossa solidariedade para com a China em face das diversas calamidades que afectaram o país, mas também a nossa admiração pelo facto de, apesar disso, ter sabido se reerguer e hoje espantar o mundo inteiro pela sua capacidade de organização dos Jogos Olímpicos”, referiu Armando Guebuza.

ALEXANDRE ZANDAMELA, enviado do Noticias a Beijing

Nenhum comentário: