segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Para prevenir cheias: HCB reduz descargas


A Hidroeléctrica de Cahora Bassa baixou as descargas dos anteriores 3500 para cerca de 3000 metros cúbicos por segundo como medida para melhorar a situação hidrológica no baixo Zambeze que atingiu o nível de alerta em Caia na passada segunda-feira. Entretanto, a chuva que continua a cair a montante dos rios da zona centro está na origem da subida dos níveis que se observa desde o início da semana.

Com efeito, segundo dados a que a nossa Reportagem teve acesso da Direcção Nacional de Águas, o país registou de domingo a segunda-feira precipitação dispersa com destaque para a bacia do Zambeze em Chiúta com 180.7 milímetros, Inhzónia na Bacia do Púngoè com 67,6 e Púngoè Sul com 63,4 milímetros. Também houve registo de 77,5 milímetros de precipitação na Bacia do Limpopo em Xai-Xai.

Devido a chuvas intensas que se registam no norte da província de Tete, a bacia hidrográfica do Zambeze mantém-se acima do alerta em Caia.
Dados a que a nossa Reportagem teve acesso dão conta que em Caia o nível de alerta de cinco metros foi ultrapassado ontem com o registo de 5.7 metros.

Atendendo a esta situação, Joaquim Manaque, delegado do Instituto Nacional de Gestão das Calamidades em Caia, disse que tudo estava a ser feito para que a população não seja afectada.
Indicou que praticamente todas as pessoas que viviam em zonas de risco já foram retiradas para locais seguros. Neste momento segundo a fonte, a maioria das pessoas está nos centros de reassentamento, não havendo por isso vidas em perigo.

Para os próximos dias espera-se que os níveis hidrométricos nas bacias hidrográficas do Zambeze e Licungo continuem a registar uma ligeira subida, devido à persistência da queda de chuva a Norte das províncias de Tete e Zambézia, bem como no território malawiano.

Para as restantes bacias hidrográficas espera-se que os níveis continuem estáveis. Mesmo assim, chama-se a atenção a toda a sociedade e em particular a população das zonas ribeirinhas para que tomem medidas de precaução atendendo que se está em plena época chuvosa.

Notícias

Nenhum comentário: