segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Angola é o país «menos livre» dos países lusófonos


A organização não-governamental (ONG) norte-americana Freedom House, qualificou Angola como o «menos livre» dos países lusófonos, acusação que o ministro sem Pasta, António Bento Bembe rejeita, alegando «grandes avanços» no domínio dos direitos dos cidadãos.

No relatório divulgado, a Freedom House aponta Angola como sendo o país lusófono onde são menores os direitos políticos e liberdades cívicas dos cidadãos, embora frise que as eleições legislativas de Setembro de 2008 criaram «uma tendência positiva».

O ministro sem Pasta de Angola, António Bento Bembe, que tem a seu cargo a área dos Direitos Humanos, rejeitou a denúncia da Freedom House, afirmando que nos últimos anos, Angola tem feito «grandes avanços» no domínio dos direitos e liberdade dos cidadãos. Bento Bembe alega que «Angola tem dado passos significativos» no que respeita ao direito à vida, à alimentação, à saúde e educação e considera «desencorajadora» a acusação da ONG, alertando para o facto de Angola ter saído de uma guerra de 30 anos

Por outro lado, Serra Pango, presidente em exercício da Associação Justiça, Paz e Democracia (AJPD) considerou «muito importantes» os alertas da entidade sobre a aplicação dos direitos políticos no país.

Criada em 1972, a Freedom House dedica-se a actividades de apoio à expansão da liberdade a nível mundial, e monitoriza a evolução dos direitos políticos e liberdade cívica.
(c) PNN Portuguese News Network

Nenhum comentário: