segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

“Mega Shopping” nasce em Manica

UM novo Mega Shopping Centre, pertencente a uma empresa chinesa denominada Ten Wine, vai ser erguido na cidade de Manica, o segundo maior centro urbano depois de Chimoio, na província do mesmo nome. As cerimónias de lançamento da primeira pedra para a construção deste gigante comercial e hoteleiro, orçado em mais de 20 milhões de dólares norte-americanos, tiveram lugar semana passada e foram presididas pelo governador de Manica, Maurício Vieira e contaram com a presença do cônsul comercial e económico chinês, em Maputo, o diplomata Liu Xhiao Hui.

A infra-estrutura de quatro pisos, cujas obras terão a duração de quatro anos, empregando mais de 100 trabalhadores, compreenderá 40 lojas, 132 vivendas e um hotel, segundo revelou Zhu Long, director-geral da Ten Wine, que esteve presente no acto do lançamento da primeira pedra.
O primeiro edifício comercial desta dimensão a nível da província de Manica, vai ser construído no quarteirão onde se localiza parte dos edifícios da Escola Primária Completa Eduardo Mondlane, no centro da cidade de Manica, ocupando uma vasta, mas não especifica área.

Para a compensação pelo espaço e pelos edifícios escolares que terão de ser derrubados em consequência das obras do shoping, a Ten Wine vai edificar, nas instalações do antigo quartel, uma Escola Primaria Completa (EPC), com 16 salas de aula com capacidade para 1600 alunos.

As obras de edificação deste estabelecimento escolar, orçadas em um milhão de dólares norte-americanos, já arrancaram com o lançamento da primeira, pelo governador Maurício Vieira, numa cerimónia bastante concorrida realizada no local.

Depois da transferência dos alunos para o novo edifico escolar, cuja construção já arrancou, os edifícios da actual Escola Primária Eduardo Mondlane, serão convertidas em 2010, em faculdade de uma universidade, cuja identidade Maurício Vieira não revelou.

Falando no acto de lançamento da pedra para a edificação dos dois empreendimentos, o governador de Manica disse que os projectos são um sinal inequívoco de crescimento económico e social do país e da província de Manica, em particular, fruto da estabilidade política de que o país goza.

Na ocasião, Vieira enalteceu as relações de amizade e solidariedade que sempre nortearam Moçambique e a Republica Popular da China, recordando o apoio multiforme que aquele país asiático prestou a Moçambique e à FRELIMO desde os tempos da luta de libertação nacional.

Por seu turno, o cônsul chinês no país defendeu que a China tem estado a investir em Moçambique em vários domínios, fruto da confiança e das excelentes relações comerciais e políticas existentes entre as duas nações, que remontam desde há longas décadas.
VICTOR MACHIRICA

Um comentário:

FLAVIO FAGUNDES FERREIRA disse...

querido.amo seu pais e preciso que voce indique algum tipo de "classificados" com anuncios de imoveis em Moçambique...obrigado drfravio@hotmail.com