segunda-feira, 9 de março de 2009

Visita do Papa Bento XVI leva 200 crentes do Bié a Luanda



Cerca de duzentos pessoas, entre religiosos e autoridades governativas da província do Bié, deslocam-se no próximos dias a capital do país (Luanda), com objectivo de juntar-se a outros membros para receber e participar das celebrações da visita do Papa Bento XVI a Angola.

A informação foi avançada hoje no Kuito à Angop pelo bispo da diocese do Bié, Dom José Nambi, quando falava dos preparativos para a recepção daquele que é considerado como número um da Igreja Católica no mundo.

Dom José Nambi afirmou que neste momento o processo de preparação das pessoas que irão ao encontro do Papa que visita o nosso país nos dias 20 á 23 do mês em curso decorre a bom ritmo em toda a extensão da província do Bié, de forma que a região se faça representar condignamente.

O prelado assegurou que os peregrinos que deslocam a Luanda estão a ser preparados espiritualmente através de conferências que decorrem constantemente nesta cidade, bem como debatem outros temas não revelados, orientados pela Comissão Nacional dos Preparativos.

O primeiro contingente de 100 jovens partirá já no próximo dia 15, enquanto que outros em número idêntico que comportará autoridades de vários estratos religiosos (leigos e crentes) e governamentais da província deslocam-se no dia 19 do mês em curso.

O bispo frisou que a Igreja Católica contará com apoio do governo provincial na transportação do pessoal, tendo em conta o número de crentes que a diocese pretende levar.

Ele disse ainda que a província do Bié vai dar uma oferta especial ao Papa Bento XVI e nesta altura a prenda está sendo preparada na província de Benguela.

Dom José Nambi salientou que, a visita do Para Bento XVI constitui uma mais valia no seio da população angolana, porque vai confirmar os cristãos na fé, visto que a vinda do novo pontífice uma das suas missões principais é de unir os cidadãos de qualquer nação, especialmente a nossa que tanto tempo viveu desunida devida a guerra de varias décadas.

Esta será a segunda vez que Angola recebe a visita de um Papa, após a vinda, em Junho de 1992, do malogrado João Paulo II.
Fonte: Angop

Nenhum comentário: