segunda-feira, 18 de maio de 2009

BAD tem 1.5 bilião USD para empréstimo a empresários africanos


A Comissão para África disponibizou 1.5 bilião de dólares ao Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) para financiar o sector privado de todos os 53 países, que perfazem o continente africano.
“O sector privado moçambicano deve acelerar o passo a fim de obter empréstimos no BAD”, apela a primeira-ministra moçambicana, Luísa Diogo, que esteve, semana finda, em Copenhaga, Dinamarca, onde tomou parte, na qualidade de comissária, da III Sessão da Comissão para África, na qual se aprovou uma agenda de cooperação com o continente negro, que incide no sector privado.

Moçambique beneficia da maior carteira de apoio do BAD, que é o terceiro maior financiador do país, depois do Banco Mundial e a União Europeia. Por isso, a primeira-ministra diz que o nosso país está em vantagem relativamente aos outros países do continente, daí que não pode esperar.
No encontro de Copenhaga, foi deliberada a criação do Fundo de Garantia Africana, que será gerido pelo BAD, depois de se concluir que o financiamento individual aos países africanos seria ineficaz.

Os empresários africanos podem concorrer ao dinheiro sendo que terão juros bonificados e um período de reembolso relativamente longo. A nível dos países africanos, o dinheiro será gerido pelos bancos comerciais e por agências financeiras, segundo avançou Luísa Diogo.

A criação do Fundo de Garantia Africana foi, dentre cinco, a segunda iniciativa adoptada pela Comissão para África, cujo presidente é o primeiro-ministro dinamarquês, Lars Rasmussen. Outras iniciativas visando o desenvolvimento do continente têm a ver com a competitividade, empreendedorismo, energia e educação profissional e vocacional.

Em relação à energia, a mulher mais influente do governo moçambicano revelou a criação de um fundo, cujo montante não deu a conhecer, visando viabilizar os projectos de energia. Nesta área, a primeira-ministra sublinhou a importância de Moçambique em face da crise energética: o potencial hidroléctrico cuja energia é limpa.

Referir que a Comissão para África é um organismo internacional criado em 2008 e que congrega 18 membros, sendo o nosso país um deles.

Fonte O Pais

Nenhum comentário: