segunda-feira, 20 de julho de 2009

Ilha de Moçambique : Procura-se plano para gestão sustentável


Realiza-se amanhã (09/07/2009) e quarta-feira na Ilha de Moçambique o primeiro seminário sobre o Plano de Gestão daquele local que a UNESCO inscreveu na sua lista de Bens Imateriais do Património Mundial. A Ilha de Moçambique distingue-se pelo seu património de valor universal, transcendendo deste modo a dimensão de património cultural nacional.

O seminário faz parte do processo de concepção de um plano que assegurará a gestão sustentável do património cultural deste conjunto urbanístico que foi a primeira capital de Moçambique, bem como a acção e complementaridade dos diferentes intervenientes.

O Plano de Gestão da Ilha de Moçambique deve prever, entre os seus aspectos, a forma como será assegurada a "articulação entre instituições com responsabilidade ao nível da gestão do espaço público e do património", daí que o seminário vai ser uma forma de busca de consenso, isto é, de um diálogo envolvendo todos os interlocutores para gestão integrada para a zona Património Mundial. O Plano de Gestão deve, neste sentido, estabelecer de forma clara a sua articulação com outros instrumentos de planificação local, provincial e nacional, desde os Planos Estratégicos, o Plano de Desenvolvimento Humano e Sustentável da Ilha de Moçambique.

O evento será orientado pelo director nacional da Cultura, Domingos do Rosário Artur, acompanhado pela directora nacional adjunta Solange Macamo, o director do Gabinete de Concervação da Ilha de Moçambique (GACUM) e outros quadros da sua direcção. O Centro do Património Mundial da UNESCO estará representado por Bakonirina Rakotomamonjy, especialista de conservação e restauro, para além de contar com a presença de Francisco Monteiro, arquitecto da UNESCO e perito em conservação e restauro, de nacionalidade portuguesa.

Este seminário, do qual tomam parte quadros do sector da Educação e Cultura na província de Nampula, representantes da comunidade, as autoridades, o sector empresarial e associativo locais, tem em vista alcançar, entre outros objectivos, colher diferentes sensibilidades, tendo em vista a necessidade de consenso no Plano de Gestão da Ilha de Moçambique, estabelecer de um cronograma de actividades subsequentes e de metas para a finalização do referido plano de gestão e sensibilizar os diferentes intervenientes aos diferentes níveis, sobre o valor e significado da Ilha de Moçambique, como Bem do Património Mundial.

notícias

Um comentário:

Sulange Pereira Hitié disse...

Bom dia, sou directora de novos projectos pela alcance editores, uma editora moçambicana com menos de 3 anos no mercado.
Recentemente editamos um livro sobre a ilha de moçambique com informações históricas inéditas, contendo imagens de cada ponto da ilha. o livro está disponivel no mercado desde ontem. Para encomendas, contacte por email sulangepereira@alcanceeditores.co.mz ou 823055801 ou ai 826714444