segunda-feira, 19 de outubro de 2009

10 milhões de pessoas defecam ao ar livre no país


Dez milhões de pessoas, cerca de metade da po pulação moçambicana, continuam a defecar ao ar livre, segundo um relatório lançado ontem em Genebra pela Organi zação Mundial da Saúde.

De acordo com a agência Lusa, que cita o mesmo relatório, Ango la está entre os 15 países com mais mortes infantis devido à diarreia, uma lista liderada pela Índia e que reúne nações que concen tram três quartos das mortes de crianças causadas pela doença.


O relatório “Diarreia: Porque é que as crianças continuam a mor rer e o que é possível fazer?”, lan çado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela agência das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), estima que morram anualmente em Angola devido à diarreia quase 20 mil crianças com menos de cinco anos.

Alista de países é liderada pela Índia, onde se estima que morram por ano quase 390 mil crianças por doenças associadas à diarreia, e inclui ainda nos lu gares cimeiros países como a Nigéria, República Democrática do Congo, Afeganistão e Etiópia. Ainda segundo o relatório, os países africanos (46 por cento) e do sul da Ásia (38 por cento) con centram 80 por cento das mortes de crianças com menos de cinco anos causadas pela diarreia em todo o mundo, que em 2007 se estimavam em 1,5 milhão.

Nenhum comentário: