segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Suécia forma moçambicanos em matéria de emprego



O primeiro grupo de bolseiros moçambicanos em formação sobre mercado de emprego que se encontrava em Estocolmo, capital do reino da Suécia, acaba de regressar ao país, marcando assim a primeira fase da implementação do acordo rubricado entre os ministérios do Trabalho daquele país e de Moçambique.


De acordo com um comunicado do Ministério do Trabalho, os seis moçambicanos integrantes do projecto, cuja duração desta primeira experiência foi de três anos, tiveram a oportunidade de estagiar na empresa Sony-Erickson e em alguns centros de emprego em Estocolmo, tanto em matéria de diálogo social como em gestão de dados sobre mercado, modelos que se pretendem que sejam implementados nos quatro países seleccionados, nomedamente, Moçambique, África do Sul, Botswana e Namíbia.

Moçambique foi representado pela CTA, pela Organização dos Trabalhadores Moçambicanos e alguns representantes do Governo. O objectivo das bolsas atribuídas pela Suécia é providenciar matérias de estudos do mercado de emprego, do ponto de vista técnico-científico, tecnológico e estatístico, por forma a criar mecanismos de interpretação dos fenómenos que ocorrem no mercado de emprego.

Fonte: O Pais

Nenhum comentário: