quarta-feira, 16 de abril de 2008

Desporto motorizado: Maputo vai acolher conferência africana

Antonio Marques, presidente do ATCM


MAPUTO irá acolher em 2010 a reunião anual de clubes do Desporto Motorizado da FIA-África, que representa a Federação Internacional de Automobilismo no Continente Africano, segundo ficou decidido na última conferência realizada recentemente em Kampala, no Uganda. O nosso país foi representando no encontro pelo presidente do Automóvel e Touring Clube de Moçambique (ATCM) e pelo director adjunto do Instituto Nacional de Viação (INAV).

A FIA-África é a organização que passa a congregar clubes e associações do continente, e a sua criação foi decidida neste encontro, em que participaram representantes de países da zona subsahariana.
Com a criação da FIA-África, ficaram para a história as representações regionais, sendo que a zona subsahariana era, antes da conferência de Kampala, designada de FIA SATAC.

De entre os vários assuntos debatidos na capital ugandesa, destacam-se, na componente desportiva, os relacionados com os projectos de desenvolvimento levados a cabo por cada um dos clubes membros. Mas a maior incidência foi para as acções de âmbito social, nomeadamente a prevenção rodoviária e a assistência que é dada aos sócios.

Isto resulta da decisão tomada pela FIA sobre a obrigatoriedade de os clubes do Desporto Motorizado desenvolverem, para além da componente desportiva, aspectos ligados à prevenção rodoviária nos seus países, como forma de contribuição social. Esta foi a razão da criação da FIA-Fundation.

O ATCM candidatou-se, através da FIA-Fundation, a beneficiar da “McLaren Found” – fundo para a formação de pilotos de carros, karts, comissários de pista e consultoria, para tornar o seu circuito (as pistas do autódromo) mais seguro. A “McLaren Found” é um fundo dedicado ao desenvolvimento do Desporto Motorizado em todos os países do mundo, em que podem beneficiar membros de pleno direito da FIA.
De salientar que a próxima conferência, a realizar-se 2009, será na Tanzania.

Maputo, Quarta-Feira, 16 de Abril de 2008:: Notícias

Nenhum comentário: