quarta-feira, 16 de abril de 2008

Mais de 284 milhões serão investir na pesquisa de petróleo no país


As 10 companhias petrolíferas envolvidas na pesquisa de petróleo em Moçambique vão investir em 2008 cerca de 284 milhões de dólares americanos em actividades de prospecção, anunciou quinta-feira a ministra moçambicana dos Recursos Minerais, Esperança Bias.
Os investimentos em pesquisas de petróleo previstos para 2008 em Moçambique superam os de 2007, ano em que as multinacionais que participam no processo investiram pouco mais de 149 milhões de dólares, revelou a Ministra dos Recursos Minerais de Moçambique.

Esperança Bias disse ainda que os investimentos estão a ser realizados no âmbito dos 13 contratos de pesquisa e produção de petróleo firmados entre as petrolíferas e o Governo de Moçambique.

O centro e o norte de Moçambique são as duas regiões onde decorrem operações de prospecção petrolífera, indicou a ministra Esperança Bias.
"Para permitir que as comunidades tirem proveito das concessões feitas pelo Governo às multinacionais, serão investidos só na zona da Bacia do Rovuma, norte de Moçambique, 1,35 milhões de dólares por ano", em projectos sociais como escolas, centros de saúde, hospitais, orfanatos e abastecimento de água, acrescentou Esperança Bias.

A ministra dos Recursos Minerais aludiu também aos benefícios que Moçambique poderá ter com a implantação de grandes projectos no sector, estimando em 1,2 mil milhões de dólares só em exportações de diversos bens gerados a partir dos recursos minerais, a partir de 2010.

Fonte : Jornal o Pais 13/04/2008

Nenhum comentário: