quarta-feira, 30 de abril de 2008

Angola vai produzir biocombustível e energia eólica

Director-geral adjunto da StatoilHydro em Angola, Lukoki Sebastião
Foto Angop

Angola vai apostar na produção de biocombustível e energia eólica no offshore, declarou quinta-feira, em Luanda, o director-geral adjunto da StatoilHydro em Angola, Lukoki Sebastião.

Em declarações à imprensa, no final de uma reunião que a companhia realizou com os seus trabalhadores, o responsável disse que a StatoilHydro em parceria com a Sonangol vai implementar um projecto de produção de novas energias logo que estiver criado, no país, um quadro legal que permita o exercício da actividade.

Segundo Lukoki Sebastião, essa é uma solução aos desafios do aquecimento global. "Estamos a trabalhar no desenvolvimento de uma unidade de grande envergadura para captura e armazenamento do carbono numa das nossas refinarias".

A visão da StatoilHydro, de acordo com a fonte, passa por se tornar num fornecedor importante de biocombustíveis com uma posição global a nível da produção e comercialização.

"Queremos construir uma carteira de projectos internacional na produção de biocombustíveis, combinando novos programas, aquisição e parcerias. Estamos prontos a firmar posições e competências através da produção de matéria prima, em projectos de produção de primeira geração e a ganhar vantagem competitiva a longo prazo através de tecnologia da próxima geração".

Em Angola, a StatoilHydro exerce actividade de exploração de petróleo nos blocos 15 e 17, sendo a maior empresa não-operadora no país e está entre as sete mais importantes companhias produtoras de petróleo no país, incluindo a Sonangol.

A norueguesa presta também assistência técnica a projectos da Sonangol Pesquisa e Produção nos blocos 34 e 4/05, cuja fase de produção terá o início no segundo semestre de 2008, naquele que será o primeiro projecto de desenvolvimento de um campo em offshore da SonangolP&P.

A Statoil foi constituída a 01 de Outubro de 2007 após fusão entre os negócios de petróleo e energia da Statoil e da Hidro, criadas em 1972 e em 1905 respectivamente.
Fonte: Angola Press