terça-feira, 29 de abril de 2008

Ensino a distância para 8ª classe


A partir de amanhã algumas escolas do país mais concretamente Maputo e Sofala vão ministrar o ensino a distância para estudantes que por vários motivos não concluíram os seus estudos. Este tipo de ensino a distância está aberto para todos os candidatos que queiram prosseguir com os seus estudos até a 12ª classe assegurou ao «Canal de Moçambique» o respectivo supervisor afecto a Direcção de Educação e Cultura na Cidade de Maputo, Francisco Mandlate. "Temos muitos estudantes que por vários motivos ainda não concluíram os estudos por isso que introduzimos o ensino a distância no país.
Com a introdução deste, pretendemos obter maior número de candidatos para concluiu os estudos", disse Francisco Mandlate. Segundo ele "os candidatos para o ensino a distância do nível secundário devem ter concluído a 7ª classe. Vamos dar maior primazia a rapariga estudante".

Francisco Mandlate diz ainda que "na primeira fase da introdução do ensino a distância teremos apenas o curso diurno em algumas escolas e distritos com professores permanentes para leccionar as disciplinas". "Montamos o ensino à distância em algumas escolas e distritos que não tem falta de professores de forma a que os estudantes não saiam prejudicados como também tenham um acompanhamento escolar desejado", assegurou Francisco Mandlate. Recordar que o ensino a distância introduzido no país em 1996 dava primazia aos professores que tinham o nível primário e secundário. Por outro lado Francisco Mandlate disse ainda que "os candidatos ao ensino à distância no nível secundário farão exames com nota de frequência, uma vez que frequentaram as classes em regime semi-presencial".

Questionado sobre as lacunas que os estudantes apresentam em termos de ensino, Francisco Mandlate afirmou que "as dificuldades sempre existem, mas para colmatar isso, capacitamos os professores e dotamos as escolas de material adequado para dar vazão as necessidades dos estudantes". "Preparamos este programa de forma a limar algumas dificuldades do passado logo no início das aulas. Apetrechamos as escolas de manuais e vamos disponibilizar o apoio necessário para o processo de ensino aprendizagem", disse. Os candidatos para esta modalidade terão que arcar as despesas da matrícula no valor de 280,00MT/ano.

8 comentários:

Unknown disse...

E para que quer engresar na 10 classe quais sao os requisitos iso em sofala na cidade da beira e quais sao as escolas??

Unknown disse...

bom eu gostaria de saber onde e que se situam os centros de ensino a distancia em maputo

Andre Sitoe disse...

Eu sou de Gaza em Macia gostaria de matricular onde posso

Unknown disse...

Eu gostaria de matricular só daqui de Maputo

Unknown disse...

Eu gostaria de matricular onde posso, só daqui de Maputo

Unknown disse...

Bom dia sou Daniel donad eu sou da beira gostaria também de mi matrícular onde posso?

Unknown disse...

Eu sou de inhambane mas agora estou na Africa de sul mas gostaria de usufruir meus estudos da 8classe a distância one line oque posso fazer

Mussa zarane disse...

Eu só de pemba mas quero matricular 8 classe