terça-feira, 29 de abril de 2008

Ensino a distância para 8ª classe


A partir de amanhã algumas escolas do país mais concretamente Maputo e Sofala vão ministrar o ensino a distância para estudantes que por vários motivos não concluíram os seus estudos. Este tipo de ensino a distância está aberto para todos os candidatos que queiram prosseguir com os seus estudos até a 12ª classe assegurou ao «Canal de Moçambique» o respectivo supervisor afecto a Direcção de Educação e Cultura na Cidade de Maputo, Francisco Mandlate. "Temos muitos estudantes que por vários motivos ainda não concluíram os estudos por isso que introduzimos o ensino a distância no país.
Com a introdução deste, pretendemos obter maior número de candidatos para concluiu os estudos", disse Francisco Mandlate. Segundo ele "os candidatos para o ensino a distância do nível secundário devem ter concluído a 7ª classe. Vamos dar maior primazia a rapariga estudante".

Francisco Mandlate diz ainda que "na primeira fase da introdução do ensino a distância teremos apenas o curso diurno em algumas escolas e distritos com professores permanentes para leccionar as disciplinas". "Montamos o ensino à distância em algumas escolas e distritos que não tem falta de professores de forma a que os estudantes não saiam prejudicados como também tenham um acompanhamento escolar desejado", assegurou Francisco Mandlate. Recordar que o ensino a distância introduzido no país em 1996 dava primazia aos professores que tinham o nível primário e secundário. Por outro lado Francisco Mandlate disse ainda que "os candidatos ao ensino à distância no nível secundário farão exames com nota de frequência, uma vez que frequentaram as classes em regime semi-presencial".

Questionado sobre as lacunas que os estudantes apresentam em termos de ensino, Francisco Mandlate afirmou que "as dificuldades sempre existem, mas para colmatar isso, capacitamos os professores e dotamos as escolas de material adequado para dar vazão as necessidades dos estudantes". "Preparamos este programa de forma a limar algumas dificuldades do passado logo no início das aulas. Apetrechamos as escolas de manuais e vamos disponibilizar o apoio necessário para o processo de ensino aprendizagem", disse. Os candidatos para esta modalidade terão que arcar as despesas da matrícula no valor de 280,00MT/ano.

2 comentários:

inocencio chaguala disse...

E para que quer engresar na 10 classe quais sao os requisitos iso em sofala na cidade da beira e quais sao as escolas??

edgar bardalles Balcazar disse...

bom eu gostaria de saber onde e que se situam os centros de ensino a distancia em maputo