segunda-feira, 21 de abril de 2008

Expansão e formação elevam prestígio da UP


A EXPANSÃO geográfica e de cursos projectou a Universidade Pedagógica (UP) para um nível cada vez mais prestigioso e adequado para responder às necessidades em quadros especializados quer para o sector de Educação, quer para as diversas áreas de actividade na sociedade, no geral.

Com efeito, se em 2005 a UP tinha 5.539 estudantes, no ano passado o número subiu para 31.695, segundo revelou sábado passado, em Maputo, o reitor daquela instituição de ensino público, Rogério Utui.

O reitor falava na cerimónia de graduação de 884 profissionais dos 1112 que concluíram a formação académica em diferentes especialidades no ano lectivo de 2007.
A cerimónia foi marcada pela habitual afluência de familiares, colegas e amigos dos graduados, tendo como convidado de honra o Presidente da Assembleia da República, Eduardo Mulémbwè, e o Ministro das Finanças, Manuel Chang, em representação do Governo.

Além da atribuição dos canudos, a UP distinguiu aqueles que em tempo académico tiveram o melhor aproveitamento, bem como os graduados mais novos e mais velhos, quer no nível de bacharelato como no de licenciatura.
O evento serviu também para a graduação dos que terminaram o curso de 12+1 e que irão preencher as lacunas em professores nos diferentes estabelecimentos de ensino.
Na ocasião, Rogério Utui parabenizou os graduados, apelando para a necessidade de dignificarem a instituição e de saber solucionar os diferentes problemas que surgem no dia-a-dia nos locais de trabalho e na sociedade no geral.

Conforme disse, a UP está empenhada na busca “de tudo” que possa melhorar ainda mais a qualidade de formação, ao mesmo tempo que alarga a sua presença nas províncias. Nesta perspectiva, já possui delegações no Niassa, Nampula, Zambézia, Sofala, Inhambane, Gaza e Maputo (sede).

“Nos seus primeiros anos de actividade, a UP restringiu-se a dar o seu contributo à área específica de formação de professores e outras directamente ligadas à Educação. Hoje, esta situação mudou”, apontou.
Com a expansão, além de evitar a emigração de estudantes de uma província para outra, pretende-se responde à necessidades financeiras da instituição, por forma a materializar os seus objectivos.

“O maior número de estudantes concentra-se em Maputo, com cerca de 17 mil, seguindo-se as delegações de Sofala e Nampula”, frisou.
Em termos do corpo docente, a UP tem 750 que trabalham a tempo inteiro, dos quais 350 estão na sede. Do universo global dos docentes, 10 porcento têm o grau de doutor em várias especialidades.

Por seu turno, Manuel Chang afirmou que o Governo tem o sector da Educação como uma das prioridades, sabido que um homem formado possui maiores aptidões psíquicas para enfrentar os desafios do combate contra a pobreza absoluta.
Segundo ele, os graduados devem lutar não só para a sua auto-realização, como contribuir para o desenvolvimento do país.

Com cerca de duas décadas de vida, a UP ministra hoje, em cinco faculdades, 21 cursos, todos eles configurados numa versão bietápica, nomeadamente bacharelato e licenciatura.

21 de Abril de 2008:: Notícias

Nenhum comentário: