quarta-feira, 16 de abril de 2008

Moçambique tera segundo cabo de fibra óptica


Moçambique poderá ter, até 2010, um segundo cabo submarino de telecomunicações, ou seja, cabo de fibra óptica ligando os países da África Austral e Oriental com a Índia, Europa e América.

A ligação, para além de Moçambique, vai ligar a África do Sul, Madagáscar, Tanzania e Quénia à Índia, Europa, concretamente França e Reino Unido, bem como aos Estados Unidos da América.
Trata-se de um cabo que será colocada a 12 milhas da costa em direcção à praia da Costa do Sol. O mesmo vai passar pela área onde está instalado o cabo submarino da empresa Telecomunicações de Moçambique (TDM), que liga a cidade de Maputo, a Nampula, passando pela cidade da Beira, em Sofala.

O projecto de montagem do novo cabo de fibra óptica é de iniciativa privada, de uma empresa de capital nacional e estrangeiro, denominada CAPITEL em parceria com a SEACOM (Companhia Africana de Cabos Submarinos).

O presidente da CAPITEL, Alcido Ngwenha, disse que neste momento, estão em curso actividades de consulta pública para identificar as preocupações das populações e questões que devem merecer especial atenção dos consultores durante o processo de elaboração do estudo de impacto ambiental.

O estudo de impacto ambiental deverá terminar até Novembro do presente ano, devendo em Janeiro de 2009 iniciar as primeiras experiências para garantir que em 2010 o cabo esteja efectivamente funcional.
A instalação desse cabo de fibra óptica vai permitir uma maior e mais rápida circulação de informação.
Fonte: Jornal O Pais 12/04/2008

Nenhum comentário: