quarta-feira, 16 de abril de 2008

MDC apresenta condições para uma Segunda Volta Eleitoral

Bandeira do MDC do Zimbabwe

O Movimento para a Mudança Democrática (MDC), principal partido da oposição no Zimbabwe, disse que o seu líder, Morgan Tsvangirai, poderia tomar parte numa segunda volta das eleições presidenciais desde que fossem cumpridas certas condições. Um porta-voz do partido disse que uma segunda volta deveria contar com a presença de observadores internacionais, salientando que as condições prevalecentes no Zimbabwe não permitiam um escrutínio livre e justo.

A posição agora assumida pelo MDC surge numa altura em que o partido dirigente da África do Sul, o ANC, se distanciou do presidente sul-africano, Thabo Mbeki, exigindo que a Comissão Eleitoral do Zimbabwe divulgue os resultados das eleições presidenciais com carácter de urgência. Voltando a contrariar a atitude de Mbeki, o Comité Nacional do ANC foi ainda mais longe, considerando existir uma crise no Zimbabwe. Nas vésperas da cimeira da SADC realizada em Lusaka o último fim-de-semana, o presidente sul-africano havia recomendado paciência até que os resultados das eleições presidenciais fossem divulgados, para depois negar a existência de uma crise política no Zimbabwe.
Baleka Mbete, membro do Comité Executivo Nacional do ANC, considera que a não divulgação dos resultados duas semanas após a realização do escrutínio significa que algo de errado se está passar no Zimbabwe. Por seu turno, o secretário-geral o ANC, Gwede Mantashe, disse que o seu partido iria entabular negociações com a ZANU-PF e o MDC com vista à resolução da crise provocada pelo regime liderado por Robert Mugabe.


No Zimbabwe, a greve geral declarada pelo MDC em protesto contra a recusa do regime em divulgar os resultados das eleições presidenciais, não surtiu o efeito desejado. Segundo agências noticiosas, bancos, estabelecimentos comerciais e escritórios mantiveram as portas abertas durante o dia de ontem.
Fonte: Jornal canal de Mocambique 2008-04-16

Nenhum comentário: