quinta-feira, 24 de abril de 2008

Paradeiro de navio chinês com armas para o Zimbabwe envolto em mistério


Tudo quanto se sabe a respeito da localização do navio de pavilhão da República Popular da China, An Yue Jiang, que se presume ainda tenha a bordo 77 toneladas de material bélico destinadas ao regime de Harare, é que às 16h20 (hora de Moçambique) do dia 22 do corrente encontrava-se a 57 milhas do Cabo da Boa Esperança, a sul da Cidade do Cabo.

Um comunicado de imprensa da Unidade de Informações Marítimas (MIU) da seguradora Lloyds, refere que os movimentos do An Yue Jiang estão a ser seguidas através de portos que poderão ser escalados pelo navio já que este poderá ter desligado o transponder de bordo. Trata-se de um sistema de rádio ou radar que ao receber um determinado sinal, emite um sinal de rádio próprio que possibilita a sua detecção, identificação e localização.

A MIU acrescenta que há em África, na região a Sul do Equador, 32 portos que poderão ser utilizados pelo An Yue Jiang. A possibilidade do navio transferir a sua carga para uma outra embarcação, ou até mesmo de ser reabastecido, no alto mar, não é excluída pela unidade da Lloyds, que destaca o facto de momento haver dois navios pertencentes à mesma empresa armadora do «An Yue Jiang», a COSCO (China Ocean Shipping Group Company), a navegar na referida zona. Com uma capacidade de deslocação de 15 nós, o «An Yue Jiang» estaria a navegar a uma velocidade inferior a fim de poupar combustível.

O navio chinês dispõe de seis guindastes, nomeadamente dois com capacidade para manusear 50 toneladas de carga, e quatro outros que podem levantar cargas de 10 toneladas. Esta característica do «An Yue Jiang» faz com que ele possa proceder à baldeação de carga para um outro navio em pleno alto mar.

(Redacção / MIU)

Nenhum comentário: