sexta-feira, 11 de abril de 2008

Preço mundial de arroz aumenta


O boletim informativo do Ministério da Indústria e Comércio - INFOCOM da semana passada revela que “Em Fevereiro (do ano em curso), o preço mundial de arroz aumentou, dada a previsão de sua escassez em 2008. Os importadores pretendem antecipar as suas compras; os produtores não se mostram dispostos a vender os seus produtos antecipadamente”.

Face a este diferendo, os governos de países importadores projectam baixar as taxas de importação para reduzir o impacto negativo sobre os preços internos ao consumidor.

Produção e comércio mundiais
Segundo estimativas da FAO, a produção mundial de arroz em 2007 aumentou somente 1%, de 636,4 milhões de toneladas em 2006 para 642,2 milhões de toneladas de arroz em casca em 2007, o equivalente a 428 milhões de toneladas de arroz branco.

As projecções para 2008 apontam para um crescimento insignificante - 0,5%, o que corresponde a 645,5 milhões de toneladas. A reactivação da produção em certos países da Ásia compensaria apenas a queda de produção na África Sub-sahariana e Oceânia.

No entanto, a previsão do stock mundial de arroz no final de 2007 situava-se abaixo de 103,6 milhões de toneladas, contra 104,6 milhões de toneladas em 2006.
Em 2008, espera-se um aumento no comércio mundial em 30,3 milhões de toneladas, contra 29,9 milhões de toneladas registadas em 2007, e que as importações venham a crescer sobretudo na África, enquanto na América do Sul a demanda deva baixar graças ao aumento da produção de arrozeira.

Preços oscilatórios em Moçambique
Os preços médios de produtos alimentares básicos praticados em alguns supermercados das cidades de Maputo, Beira e Nampula registaram diferentes variações no período de 11 a 18 de Março de 2008. As cidades de Maputo e Beira registaram uma ligeira subida de preços, enquanto a cidade de Nampula registou uma relativa redução.

Na cidade de Maputo, os produtos que registaram subida de preços são a cebola importada (20%), farinha de milho nacional (15%) e açúcar amarelo nacional (2%). Por outro lado, alguns produtos mostraram uma tendência contrária, de redução de preços. Trata-se de produtos como batata importada (-8%), ovos importados (-8%), arroz corrente nacional (-7%), farinha de trigo nacional (-3%), açúcar branco nacional (-2%), arroz extra nacional (-2%), frangos congelados importados (-2%), óleo alimentar importado (-1%) e óleo alimentar nacional (-1%).
Há ainda produtos que registaram estabilidade de preços, nomeadamente carapau importado de 20 e 25 cm.

Na cidade da Beira, cebola importada (4%) e ovos nacionais (4%) registaram aumento de preços, contrariamente ao arroz extra nacional, que registou uma descida de 11%.
Enquanto isso, produtos como açúcar branco nacional, açúcar amarelo nacional, farinha de milho nacional, farinha de trigo nacional, arroz corrente nacional, batata importada, óleo alimentar nacional, óleo alimentar importado, ovos importados, frango congelado nacional e carapau importado de 16 e 25 cm registam uma certa estabilidade nos seus preços.

A cidade de Nampula foi a que registou as menores subidas de preços. Apenas o preço do carapau importado de 20 cm subiu 10%. O açúcar branco nacional reduziu 2%.

Os restantes produtos como açúcar amarelo nacional, farinha de milho nacional, farinha de trigo nacional, arroz corrente nacional, arroz extra nacional, óleo alimentar nacional, óleo alimentar importado, ovos importados, frango congelado importado e carapau importado de 16 e 25 cm tiveram uma estabilidade.

Nenhum comentário: