segunda-feira, 7 de abril de 2008

Randes falsos eram usados para a compra de minérios

Matola : UM indivíduo de identidade não revelada, residente no bairro Mussumbuluco, na Matola, está a contas com as autoridades policiais por ter sido surpreendido na posse de 48 mil randes falsos, 300 meticais e 100 dólares, também contrafeitos, num caso em que se suspeita haver ligações com uma rede internacional de falsificação da moeda e tráfico de minérios. O dinheiro seria usado na compra de pedras semipreciosas na Zambézia, para depois serem exportadas ilegalmente para África do Sul e outros países.

Foto: Nota de Vinte Randes Sul Africanos (R20.00)

De acordo com as autoridades policiais, o suspeito, que é natural de Nampula, foi encontrado com o dinheiro escondido em três caixas e confessou ter sido deixado à sua guarda por um conhecido seu de nacionalidade sul-africana, mas negou o seu envolvimento na produção das notas.
As autoridades pensam que muita gente poderá estar ligada ao tráfico e falsificação da moeda, exigindo por isso uma maior coordenação entre as diferentes áreas de investigação.

Joaquim Selemane, do Departamento de Relações Públicas no Comando Provincial da Polícia da República de Moçambique (PRM), disse que o indivíduo encontrado com o dinheiro falso pode estar ao serviço de uma quadrilha com ligações muito fortes que opera dentro e fora de Moçambique, tendo como principal pista o sul-africano que neste momento se encontra em parte incerta.

“A detenção deste indivíduo foi resultado de diligências efectuadas pelos nossos agentes e foi encontrado na posse destas notas falsas contidas em diferentes caixas. Trata-se de um caso que abre muitas suspeitas e já accionamos todos os mecanismos de investigação para apurar a verdadeira pista que nos possa levar até ao centro da quadrilha que suspeitamos tenha fortes ligações internacionais. Para além de introdução e utilização de dinheiro falso no território nacional, estão a promover comércio ilegal de pedras semipreciosas, exportação ilegal destes mesmos produtos, o que constitui crime punível nos quadros da nossa lei”, disse Selemene, para quem a Polícia vai continuar a calcorrear as pistas existentes até encontrar e desmantelar toda a rede.

Entretanto, uma quadrilha de assaltantes à mão armada foi neutralizada ao longo da semana, numa troca de tiros onde houve dois feridos, sendo um agente da PRM e um dos malfeitores. Com o grupo foi encontrada uma arma do tipo AKM, com oito munições e uma viatura de marca Toyota Corolla, roubada algures na cidade de Maputo, estando neste momento na posse das autoridades.

Maputo, Segunda-Feira, 7 de Abril de 2008:: Notícias

Nenhum comentário: