segunda-feira, 14 de abril de 2008

Sabotagem deixa Matola às escuras


SABOTAGEM no sistema de transporte e abastecimento de energia nos diversos bairros do município da Matola está na origem das constantes interrupções no fornecimento de energia eléctrica, o que prejudica os consumidores que já perderam diversos electrodomésticos em consequência disso. Trata-se de uma situação que escapa ao controlo da própria Electricidade de Moçambique, estando já a trabalhar com as autoridades policiais no sentido de se estancar este mal que está a trazer enormes prejuízos à empresa Electricidade de Moçambique.

De acordo com Isaías Rabeca, director da Área de Distribuição da Província de Maputo, indivíduos movidos por más intenções têm escalado os postos de transformação e desligam os seccionadores, chegando a deixar dois ou mais bairros às escuras ao mesmo tempo.

As equipas de piquete quando solicitadas para a solução do problema descobrem que não há qualquer motivo aparente de avaria, o que se conclui tratar-se de uma sabotagem ou uma acção deliberada para a prática de diversos crimes, propiciada pela falta de iluminação.

“Temos sido solicitados para intervirmos na solução de muitos casos de corte de energia em determinadas linhas e quando chegamos no terreno descobrimos que houve violação dos seccionadores, o que pressupõe que foi obra de pessoas de má fé. Na zona de Kongholote, por exemplo, tivemos o mesmo problema na semana passada, onde alguém foi desligar o alimentador e não fizemos mais nada senão voltar a ligar, mas isso não deixa de criar embaraços aos
consumidores e à própria empresa”, disse Isaías Rabeca, para quem deve haver vigilância por parte dos próprios consumidores para neutralizar qualquer tentativa de sabotagem por parte de pessoas com agendas menos claras.

Por outro lado, as ligações clandestinas de energia a partir da rede geral constituem também outro tipo de problemas que afectam o processo de abastecimento da corrente eléctrica aos consumidores.

“Para desactivar este tipo de situações temos estado a trabalhar com a Polícia da República de Moçambique, tendo sido destacados determinados membros permanentes para estarem connosco e temos estado a conseguir estancar alguns actos ilícitos ao longo da rede, onde as pessoas invadem o sistema de distribuição e fazem as ligações sem obedecer aos critérios técnicos, provocando curto-circuitos e consequentemente ficamos sem energia em toda a zona.

Tivemos, por exemplo, um problema quinta-feira na zona do Língamo, onde um indivíduo foi encontrado a fazer uma ligação ilegal, o que lhe valeu a detenção pela Polícia que nos acompanhava”, disse Rabeca, acrescentando que estas detenções que estão a ser feitas poderão desencorajar tais práticas.

Entretanto, a nossa fonte garantiu que foi já reposta a rede de transporte de energia sabotada esta semana na zona de Campoane, no distrito de Boane, onde foram roubados cabos eléctricos, prejudicando um grande número de consumidores naquela zona residencial.

Maputo, Segunda-Feira, 14 de Abril de 2008:: Notícias

Nenhum comentário: