segunda-feira, 14 de abril de 2008

Mais energia da HCB cedida à África do Sul

A HIDROELÉCTRICA de Cahora Bassa (HCB) acaba de assinar um acordo com a ESKOM visando o fornecimento adicional de 250 mw de energia eléctrica àquela empresa sul-africana de produção e distribuição deste recurso energético.

À luz deste entendimento, a HCB irá fornecer à empresa sul-africana 250 mw da energia proveniente do seu gerador, do qual a empresa moçambicana de distribuição de energia eléctrica, Electricidade de Moçambique (EDM), irá beneficiar de uma quantidade adicional de 50 mw.

Desde a passada sexta-feira, a empresa sul-africana está a receber 100 mw da capacidade adicional negociada, quantidade que deverá ser aumentada durante os próximos dias. A energia será fornecida através da rede que atravessa o Zimbabwe e Botswana, terminando numa central sul-africana.

Actualmente, a ESKOM garante o fornecimento de energia a 95 porcento do mercado sul-africano e, segundo a agência de notícias “Bloomberg”, tenciona aumentar ainda mais as suas importações a partir da República Democrática do Congo, Botswana e também de Moçambique, visando minimizar a crise energética que o país está a enfrentar.

Igualmente, a companhia sul-africana tem projectos de construção de centrais eléctricos, num programa orçado em 44 milhões de dólares norte-americanos.
Para Moçambique, este plano pode ser considerado uma oportunidade de negócio, com impacto positivo directo para a rápida liquidação da dívida da HCB junto do consórcio Calyon/BPI relativa ao processo de reversão da barragem a favor do Estado moçambicano.

Para a passagem definitiva da gestão da HCB para Moçambique, o Governo desembolsou, em 2007, um total de 950 milhões de dólares, dos quais 700 milhões obtidos através do financiamento do consórcio Calyon/BPI.

Moçambique passou assim, automaticamente, a deter 85 porcento do capital do empreendimento, contra os 18 anteriores. Por seu turno, Portugal, que era até então, accionista maioritário, passou a deter apenas 15 porcento do capital da barragem.
Os termos do acordo com o consórcio indicam que o dinheiro da dívida deverá ser pago em cada trimestre com base nas receitas da barragem.

A 31 de Março, a HCB assinou um acordo com a EDM visando o aumento do fornecimento de energia em mais 100 mw, o que irá perfazer 400 mw o total da energia fornecida à distribuidora moçambicana. “Com este acordo, a ESKOM poderá importar da Cahora Bassa um total de 1500 mw. (AIM)

Maputo, Segunda-Feira, 14 de Abril de 2008:: Notícias

Nenhum comentário: