segunda-feira, 14 de abril de 2008

Saneamento: Projecto arranca em Maio na Beira


ARRANCA em Maio próximo a fase de execução efectiva do projecto de saneamento na cidade da Beira, avaliada em 53 milhões de euros co-financiados pelo Governo e pela Comissão Europeia, com a duração de 30 meses, contados a partir de Novembro do ano passado.

Assim sendo, o empreiteiro, a “joint-venture” CMC-Condoril, já inspeccionou e efectuou a limpeza de um troço de 184 quilómetros da rede de drenagem prevista no caderno de encargos.
A informação foi revelada recentemente na Beira, durante a visita efectuada ao projecto pelo Ministro das Obras Públicas e Habitação, Felício Zacarias, inserida nas celebrações do Dia Mundial de Água, que se comemorou no passado 20 de Março, sob o lema “Saneamento é Saúde e Dignidade”.

Felício Zacarias disse a jornalistas ter ficado impressionado com o estágio actual do projecto que arrancou em Novembro do ano passado, tendo, no entanto, revelado que o Governo está à procura de mais dinheiro para as outras fases da empreitada, bem como para a reabilitação total do sistema de saneamento da cidade de Quelimane, província da Zambézia, que considerou como estando num estado bastante crítico.

Para a concretização do projecto, o empreiteiro, segundo foi tornado público na ocasião, está a usar uma tecnologia de ponta com recurso ao sistema informático e a um “robot” que permite a verificação do nível de danificação da drenagem, construída há mais de 60 anos.

“Com a conclusão do projecto vamos resolver definitivamente o problema de inundações que se verificam com muita facilidade em dias chuvosos na Beira”- assegurou Felício Zacarias, que no entanto revelou que o projecto não abrange as zonas suburbanas.

Entretanto, já arrancou um estudo de viabilidade para o projecto de drenagem das zonas suburbanas, com destaque para a zona de Munhava, considerada crítica neste capítulo.
O director do Projecto de Saneamento da Beira, Paulo Óscar, explicou que o mesmo vai complementar a iniciativa já em curso, mas ainda não há fundos garantidos, pese embora existam esforços nesse sentido.

Para além disso, Paulo Óscar revelou que foi recentemente aprovado o arranque do projecto de construção do novo sistema de esgotos para o bairro de Macurungo, arredores da cidade da Beira. A empreitada, que poderá iniciar ainda neste semestre, com a duração de dois anos, conta com o financiamento do Banco Islâmico para o Desenvolvimento (BADEA), avaliado em 30 milhões de Euros.

Maputo, Segunda-Feira, 14 de Abril de 2008:: Notícias

Nenhum comentário: