segunda-feira, 26 de maio de 2008

Baía de Pemba: Avaliação ocorreu ficou a esperança




MICHELL Pauly, a francesa que assume as funções de secretária executiva do Clube das Mais Belas Baías do Mundo, considerou a baía de Pemba como uma dádiva da natureza e o português António Capoulas, afirmou que se tudo dependesse de si, nada mais restaria para que Pemba fosse admitida ao grupo que junta os mais lindos litorais do planeta e que, por causa de Setúbal, Portugal faz parte.

Essas duas personalidades, na companhia do outro português, Joaquim Ferreira, integram a equipa do Clube das Mais Belas Baías do Mundo, que já se encontra em Pemba para avaliação dos requisitos de que dispõem na perspectiva da sua admissão àquela grandiosa e prestigiada organização, para cuja admissão, a baía moçambicana submeteu a respectiva candidatura em Outubro do ano passado, no decurso do quarto congresso da agremiação, que teve lugar, na praia do Rosa, Estado da Santa Catarina, no Brasil.

Michell Pauly falava num jantar oferecido aos visitantes, tendo acrescentado que pelo que ali tinha visto, nada a impedia de afirmar que estava perante uma dádiva da natureza.
Passavam escassas horas depois da comitiva ter observado a baía, em viagem que a levou a outro extremo da mesma, na região de Londo, onde se encontra instalada uma estância turística de luxo construída sem aparentemente criar danos assinaláveis à natureza.

António Capoulas, por seu turno comentou nos termos acima descritos, depois de na manhã de ontem, domingo, a comitiva ter sobrevoado a totalidade da baía para, a partir do espaço contemplar o que a natureza fez e mais tarde tomou o nome de Pemba.



O governador provincial, Eliseu Machava espera com impaciência o veredito, na certeza de que a passagem de Pemba ao Clube das Mais Belas Baías do Mundo pode vir a contribuir para a preservação e conservação da própria capital provincial, bem cmo ajudar nos esforços empreendidos pelo Governo na luta contra pobreza.
Durante toda a tarde de ontem, os visitantes foram postos a assistir a outra componente que faz parte dos requisitos exigidos para que determinada baía seja ou não elegível para aquele grupo, nomeadamente preservação e diversidade culturais.

Para tanto, desfilaram pelo palco propositadamente montado no “coração” da praia do Wimbe, danças tardicionais de Cabo Delgado de diferenets proveniências mas que acabaram transformando a própria capital provincial, num concerto que terminaria noite adentro.
O concerto teve lugar depois de um desfile ter percorrido cerca de três quilómetros, do aeroporto à praia do Wimbe, de uma moldura humana que ao desaguar no local previamente definido ofereceu aos visitantes símbolos da cidade de Pemba, feitos em escultura, bem como o mapa contendo as bandeiras dos países cujas baías fazem parte do Clube das Mais Belas.

Por norma, as reuniões do género só podem ter lugar num país que tenha pelo menos uma baía no clube. No encontro do dia 24 vai ser analisada igualmente, a informação relativa à baía de Lang Co, do Vietname, também candidata e que foi visitada entre 30 de Março e 8 de Abril deste ano. A ser admitida será a terceira que aquele país do sudeste asiático vai colocar no grupo, pois lá se encontram integradas Nha Trang e Halong.

Fonte: Jornal Noticias de 19 de Maio de 2008::

Nenhum comentário: