sábado, 17 de maio de 2008

Cônsul angolano visita detidos na África do Sul


Dezasseis supostos angolanos na situação de residentes ilegais, entre os cinco mil estrangeiros que aguardam deportação no Centro de Repatriamento de Lindela, localizado em Krugersdord, situado a 145 quilómetros de Pretória, África do Sul, foram recentemente visitados pelo do cônsul geral de Angola em Joanesburgo, Narciso do Espírito Santo. Durante a visita, Narciso do Espírito Santo, que percorreu, dentre outros sectores, a sala de registo prisional, o centro de Documentação e Informação, o sector feminino e o compartimento clínico de Lindela, manteve um encontro com a direcção do recinto prisional, onde recebeu explicações das várias dificuldades com que o centro se debate, assim como dos esforços que as autoridades sul-africanas estão a envidar para estancar a imigração ilegal.

A oportunidade foi também aproveitada para Narciso do Espírito Santo solicitar às autoridades policiais sul-africanas uma colaboração mais estreita, no sentido de informar ao Governo de Angola, através da Embaixada e dos seus consulados, sempre que detiverem cidadãos supostamente de nacionalidade angolana. Neste momento, o consulado de Angola em Joanesburgo está a trabalhar afincadamente com uma equipa especializada do Centro de Repatriamento para identificar a verdadeira nacionalidade dos supostos angolanos que aguardam pela sua deportação.

Segundo estatísticas fornecidas ao cônsul-geral de Angola, o Centro de Repatriamento de Lindela, adstrito ao Ministério do Interior da República da África do Sul, deportou, desde o ano de 2002, 189 cidadãos de nacionalidade angolana, detidos em território sul-africano sem qualquer documentação legal. Os angolanos são apreendidos na sua maioria em Joanesburgo e Pretória e nas principais zonas costeiras do país, como Durban e Cape Town. As autoridades migratórias sul-africanas informaram que o Centro de Repatriamento está preenchido de imigrantes ilegais, na sua maioria provenientes de Moçambique, Zimbabwe e do Este de África.

Nenhum comentário: