segunda-feira, 5 de maio de 2008

Hotel de luxo nasce na praia do Bilene.


Oitenta e três milhões de dólares norte-americanos serão investidos nos próximos três anos na construção de um complexo turístico de cinco estrelas na Praia de Bilene em Gaza. Com efeito, o lançamento da primeira pedra para a construção do empreendimento que irá criar 400 oportunidades de emprego, foi recentemente presidido pelo vice-ministro do Turismo, Rosário Mualeia.


O projecto, a cargo de um consórcio denominado São Martinho Clube de Praia, estender-se-á por uma área de 44 hectares e 1300 metros reservados a banhistas.

Informações facultadas por Nicolau Mandlate, administrador e sócio daquele empreendimento, indicam que a São Martinho Clube de Praia, se propõe no âmbito da sua responsabilidade social, proporcionar à comunidade local água potável e intervir na área da saúde através do melhoramento da unidade sanitária local.
Mandlate, disse na ocasião que a assistência estender-se-à a construção de centros de diversão designadamente campos para a prática de futebol de salão, vólei e andebol e ténis.

“Estamos animados e satifestos por ter recebido da parte do governo todas as facilidades possíveis para a materialização deste mega-empreendimento. Estamos abertos para as autoridades locais para que outras intervenções de vulto e que possam beneficiar as comunidades sejam por nós realizadas”, disse Mandlate.

De acordo com o nosso interlocutor,as primeiras 60 casas serão entregues na primeira fase do projecto, num período máximo de 18 meses.A fase de construção irá envolver acima de 400 trabalhadores e no período de actividades uma média de 200 pessoas.
Para o holandês Jonh Beekman, presidente do conselho de administreação da São Martinho Clube de Praia, que é igualmente líder do grupo denominado Beek Brothers, detentora de 36 estâncias similares a que será erguida no Bilene, investir em Moçambique foi sempre seu sonho, por causa daquilo que considerou de excelente ambiente de negócios no país.
“Acreditamos que a nossa presença aqui irá contribuir para impulsionar do desenvolvimento não só da Praia do Bilene, como também de todo o distrito em geral. Estamos empenhados nisso” garantiu-nos Beekman.Para o Vice-ministro do turismo, Rosário Mualeia, a materialização daquele empreendimento, será sem dúvidas uma mais valia para o desenvolvimento de turismo em zonas consideradas nobres, como é o caso do Bilene.

“Por outro lado, creio estarem criadas as condições para que centenas de jovens em particular possam ter aqui mais uma oportunidade de emprego, numa altura em que nos preparemos para tirar vantagens do Mundial de 2010 na vizinha África do Sul”, disse.

Nenhum comentário: