terça-feira, 6 de maio de 2008

Expo Zaragosa 2008


Moçambique apresenta sua experiência na gestão de recursos naturais
Moçambique vai participar este ano, de 14 de Junho a 14 de Setembro próximo, numa exposição designada “EXPO ZARAGOZA 2008”, a ter lugar no Reino da Espanha, na Europa, e que terá como lema central, “a água e o desenvolvimento sustentável”.

De acordo com a informação em nosso poder, a participação de Moçambique resulta do despacho do presidente da República, Armando Guebuza, datado de 17 de Dezembro do ano passado, a que se seguiu um outro no qual a primeira-ministra, Luísa Diogo, determinou, já a 14 de Abril último, a nomeação de um Comissariado para a EXPO ZARAGOZA 2008, a quem compete organizar a participação da República de Moçambique no presente certame.

A participação de Moçambique irá consistir na demonstração das suas potencialidades, circunscritas às políticas regionais de gestão dos recursos naturais, tendo como sub-temas a gestão das infra-estruturas de abastecimento de água rural em Moçambique, a gestão das bacias hidrográficas internacionais, a água como bem social e económico, e a água e a conservação do ambiente. Segundo ainda o documento, na vertente da gestão das infra-estruturas de abastecimento de água rural, a representação moçambicana no certame vai transmitir a experiência do País na gestão de pequenos sistemas de abastecimento de água, poços e furos, e comercialização de componentes para a manutenção dos sistemas. Quanto ao sub-tema sobre a gestão das bacias hidrográficas internacionais, serão abordadas matérias relacionadas com a utilização e desenvolvimento dos recursos hídricos das bacias internacionais e a sua importância para o desenvolvimento socio-económico de Moçambique.


No documento aponta-se que será igualmente realçada a necessidade de se estabelecerem acordos de partilha de água e de se proceder à gestão e planeamento conjunto dos recursos hídricos internacionais. Adiante, o documento refere que Moçambique irá ainda demonstrar o reconhecimento do valor sócio-económico da água e que a disponibilização daquele precioso líquido contribui para o bem estar das populações. Esta matéria será desenvolvida no capítulo sobre a água como bem estar social e económico.
Na vertente da água e a conservação do ambiente, serão abordados temas relativos à água e meio ambiente, com especial destaque para os estuários que sustentam a diversidade de recursos naturais com elevado valor para a economia nacional. Recorde-se que Moçambique participa nas exposições universais, denominadas Expo, pela 5ª vez, tendo se estreado em 1992, na Expo Sevilha 1992 – Espanha, a que se seguiu a Expo Lisboa 1998 – Portugal, Expo Hannover 2000 – República Federal da Alemanha e, esteve inscrito na EXpo Aichi 2005 no Japão.
Fonte: Canal de Moçambique

Nenhum comentário: