terça-feira, 27 de maio de 2008

Morreu pintor Jacob Macambaco


MORREU ontem aos 75 anos, o pintor Jacob Estêvão Macambaco. O artista já não gozava de boa saúde nos últimos tempos, tendo sido evacuado no domingo para o Hospital Central de Maputo. Esta informação sobre a sua morte foi dada por fonte próxima da família.

Sabe-se que nos últimos anos da sua vida, Macambaco vivia numa situação de pobreza extrema.
A residir no bairro do Chamaculo, o pintor chegou a atravessar dificuldades várias de natureza alimentar, para não falar das precárias condições da sua casa que caía aos pedaços.
Jacob Estêvão Macambaco foi um artista que marcou épocas e gerações. É tido como um ícone ao lado de figuras como Naftal Langa, Malangatana, Noel Langa, Shikani e outros.
Macambaco nasceu a 26 de Junho de 1933, na cidade de Xai-Xai, em Gaza. Como tantos outros moçambicanos da sua época, teve a sua infância ligada à pastorícia. Filho de um pastor e de mãe camponesa, depois de concluída a 4ª classe, onde foi tido como um dos melhores alunos em desenho e pintura. Em 1948 rumou à então Lourenço Marques, onde trabalhou como empregado doméstico.


Começa a desenvolver a arte de pintura aos 15 anos. Mais tarde juntou-se a ele o seu irmão Elias Macambaco.
Para ganhar a vida também foi vendendo as suas pinturas, o que lhe conferiu mais visibilidade. Pelas suas qualidades artísticas, chegou a ser seleccionado pelas autoridades coloniais para decorar e expor no pavilhão de Moçambique e numa feira em Bulawayo, no Zimbabwe. Nessa época o regime colonial português e as autoridades segregacionistas da então Rodésia do Sul mantinham relações económicas e diplomáticas fortes, algo a que queriam adicionar à cultura, explorando trabalhos dos grandes artistas.

Nenhum comentário: