terça-feira, 27 de maio de 2008

Santuário renova imagem e acolhimento

A IMAGEM e as condições de acolhimento dos peregrinos do Santuário de Nossa Senhora de Fátima, em Namaacha, vão mudar para o melhor num futuro muito próximo, estando neste momento a decorrer a reabilitação das infra-estruturas, entre outras inovações.

O facto foi anunciado no domingo passado pelo arcebispo de Arquidiocese de Maputo, Dom Francisco Chimoio, e pelo responsável do património do santuário, Casimiro Pinto, durante as celebrações dos 91 anos das aparições de Nossa Senhora de Fátima na cova de Iria, em Fátima, Portugal.

A pintura geral externa do edifício e a montagem de novos sanitários público para servir aos peregrinos são algumas das beneficiações que já são uma realidade.
“Há um caminho para chegarmos a uma reabilitação completa que naturalmente levará o seu tempo”, disse o arcebispo, que manifestou total satisfação pela aderência em massa, mais uma vez, do povo de Deus.



Os projectos em curso naquele santuário foram detalhados pelo responsável do Património, que explicou à nossa Reportagem que a reabilitação é um benemérito português. Para este mês está marcado o arranque da pintura definitiva.
No espírito de renovar a imagem e as condições do local, será constituída, nos próximos tempos, uma basílica no terreno do santuário. A basílica vai permitir que cerca de cinco mil pessoas estejam sentadas, o que dará um outro ímpeto às orações.
Está projectada também a reabilitação do antigo Instituto João de Deus, que será futura pousada dos peregrinos. Presentemente se está a finalizar pormenores técnicos do projecto.
Para materializar estas iniciativas, segundo nos disse Casimiro Pinto, a arquidiocese conta com apoio internacional e nacional.
Relativamente às cerimónias havidas, Dom Francisco Chimoio afirmou que a mensagem passada ao povo de Deus é de esperança, paz, confiança, solidariedade e, acima de tudo, que encoraja a lutar contra doenças como a SIDA, calamidades naturais e a carestia da vida.
“A mensagem que se transmite neste ano é a mesma dos anos anteriores, mas que tem a particularidade de tomar diversos pontos de vista”, disse.

Nota de destaque nas cerimónias havidas é o facto de se ter coroado a imagem de Nossa Senhora de Fátima como Rainha da Paz e da Família. A coroa foi oferecida pelo Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima de Portugal por ocasião da passagem dos 91 anos das aparições de Nossa Senhora de Fátima.
Acredita-se que a coroação servirá para intensificar ainda mais a devoção mariana dos peregrinos, nomeadamente a devoção do rosário e dos cinco primeiros sábados, em louvor ao imaculado coroação de Maria e em reparação dos pecados cometidos contra o mesmo imaculado coração.


Fonte: Jornal Noticias


Nenhum comentário: