terça-feira, 20 de maio de 2008

Sessenta mil hectares de culturas perdidos em Gaza devido a escassez de chuvas


As eventuais consequências que possam ser provocadas pela perda de pouco mais de 60 mil hectares de culturas diversas, com destaque para o milho e feijão-nhemba, na primeira época da temporada agrícola 2007/2008, devido à queda irregular de chuvas, em Gaza, estão a ser monitoradas pelo Governo provincial, tal como assegurou o governador Raimundo Diomba, no decurso da sua governação aberta efectuada semana passada, sucessivamente, às Direcções da Saúde, Agricultura, e Transportes e Comunicações para onde se deslocou com o intuito de se aperceber do grau de realização do programa do seu Executivo.

Na Agricultura, por exemplo, Raimundo Diomba soube que na primeira época da presente safra, foram trabalhados 311.000 hectares, tendo sido lançado semente à terra em 307000 hectares, resultando daqui uma produção de mais de 271 mil toneladas de culturas diversas com destaque para os cereais, tubérculos e hortícolas.

Contudo, a região nortenha de Gaza, devido às suas condições agro-climáticas, é a que mais se ressentiu com a perda de culturas devido à escassez de chuvas, sendo os mais prejudicados os distritos de Chicualacuala, Massangena, Chigubo e ainda determinadas zonas do norte de Gaza.
“Estamos atentos e a monitorar a situação desta região, criando condições para que algo seja encaminhado para essas populações até que procedam eventualmente à colheita da produção da segunda época. Mas a informação que temos é de que ainda não há motivos para alarme,” tranquilizou o governador.



As atenções, segundo ele, doravante deverão ser concentradas no sentido de se tirarem as maiores vantagens possíveis do que a segunda época agrícola pode oferecer. Para o efeito, as autoridades governamentais colocaram já à disposição dos camponeses pouco mais de 100 toneladas de sementes para o milho, feijão-nhemba e hortícolas.

Diomba falou igualmente dos esforços em curso no sentido de conter a propagação da epidemia da febre aftosa, detectada recentemente no distrito de Xai-Xai, uma situação que obrigou as autoridades a determinarem pela incineração de 45 bovinos, e posterior interdição de circulação desta espécie de gado e de caprinos.

“Internamente tomamos todas as precauções necessárias para se evitar o alastramento da doença, uma intervenção que incluiu a vacinação de bovinos em toda a periferia do local onde eclodiu o surto, assim como uma vigilância permanente em toda a província. Mas é necessário que haja uma estreita colaboração por parte das províncias vizinhas de Gaza, porque esta doença se não for encarada com a necessária responsabilidade, pode ter repercussões extremamentes graves para a economia nacional”, advertiu.

Aquele governante falando ainda sobre a sua deslocação à Direcção, Provincial da Agricultura, disse ter ficado impressionado com a dedicação e entrega do pessoal, no trabalho, mas que algo mais deve ser feito para que os seus conhecimentos técnico-científicos se traduzam de facto na melhoria de vida dos camponeses.

Fonte: Jornal Noticias de 19 de Maio de 2008::

Nenhum comentário: