sexta-feira, 6 de junho de 2008

Liga Feminina da Renamo sai da inércia habitual

A Liga Feminina da Renamo (LFR) na Beira saiu da inércia que a tem caracterizado e numa acção descrita por muitos munícipes da Beira como inédita do ponto de vista de visibilidade como organização de massas. A assinalar o Dia Internacional da Criança um grupo de 45 senhoras realizou, no penúltimo dia de Maio, um trabalho de limpeza no Cemitério da Cerâmica, mais concretamente na secção reservada a sepultar crianças. O trabalho consistiu em limpar nas campas abandonadas.
Capinaram e removeram do local o que lhe dava mau aspecto e assim prepararam também uma nova área para futuros enterros de petizes. À semelhança de outros órgãos de comunicação social, o Canal de Moçambique testemunhou no local a limpeza do equivalente a 1 hectare.

A limpeza do terreno de acordo com o responsável dos cemitérios no Conselho Municipal da Beira permite que haja agora espaço para 200 campas. O Cemitério da Cerâmica é o sepulcrário até ao momento mais usado na Beira. Está praticamente esgotado mas tem ainda algum espaço para receber defuntos. De acordo com a Albertina Jossias, presidente da Liga Feminina da Renamo a nível da província de Sofala, a organização que dirige tem no seu plano anual de trabalho visitas aos hospitais, cresces, palestras sobre HIV/SIDA, entre outras actividades.

Canal de Moçambique (Macaneta Torres)

Nenhum comentário: