segunda-feira, 23 de junho de 2008

SADC prepara visto unico...


UM visto único para visitantes provenientes de outras regiões do mundo vai ser adoptado em breve pelos Estados da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC), no quadro de uma estratégia conjunta visando facilitar o turismo em momentos de topo, nomeadamente durante o Campeonato Mundial de Futebol a realizar-se em 2010 na África do Sul. O director nacional de Promoção Turística, Hiuane Abacar, considera que o visto único vai impulsionar significativamente a economia e estimular novos investimentos.

Segundo projecções das autoridades, no pico do movimento turístico ligado ao Mundial de 2010, a região poderá receber até 450 mil turistas provenientes de vários quadrantes do mundo, facto que chama à atenção para a necessidade de cada país incrementar a sua capacidade em termos de camas, que em Moçambique se situa à volta das 18 mil. Entretanto, segundo Hiuane Abacar, porque a comunidade empresarial está atenta à situação e vem reagindo positivamente aos estímulos do Governo, estima-se que por alturas do campeonato mundial o país tenha cerca de 21 mil camas disponíveis.

Abordado num dos intervalos da reunião anual do organismo regulador do Turismo na África Austral (RETOSA), Abacar explicou que o encontro tinha como agenda a discussão de questões sobre o marketing turístico na região, e que nele a questão dos vistos foi tema de fundo, devido às diferentes maneiras como os países da região lidam com a situação.Por exemplo, segundo a nossa fonte, Moçambique possui acordos de supressão de vistos com vários países da região, excepto Angola, Congo e Madagáscar, sendo que já começou a conceder vistos à chegada, a uma média de 25 por dia.

“A ideia geral é discutir questões que possam assegurar o aumento do fluxo de viajantes e turistas na região da SADC e garantir que o visto único seja uma realidade a breve trecho. Neste momento, cada país está a estudar o assunto naqueles aspectos que considera de interesse particular, antes de se avançar para a adopção do visto, sendo verdade que cada Estado precisa de acautelar os seus interesses para evitar que uma decisão do bloco venha, futuramente, a prejudicar um país individualmente”, explicou Abacar.

Numa primeira fase, segundo a nossa fonte, a ideia é conceder o visto único a cidadãos de apenas 15 países, escolhidos entre aqueles cujos cidadãos têm viajado com alguma frequência para a região.

Sobre a capacidade de Moçambique receber o esperado fluxo de turistas por ocasião do Mundial da RAS, Hiuane Abacar disse estar em curso um movimento de sensibilização dos cidadãos que dispõem de casas em condições de ser cedidas em regime de aluguer no período de pico, no sentido de considerarem essa oportunidade de negócio que poderá contribuir com cerca de quatro mil camas adicionais, elevando para 25 mil a disponibilidade global do país.

Nenhum comentário: