segunda-feira, 21 de julho de 2008

Há subaproveitamento de solos em Nampula

Na Foto, a Serra da Mesa


APENAS 4,5 milhões dos mais de 7,5 milhões de hectares de terra arável disponíveis são plenamente aproveitados na província de Nampula, situação de desperdício que poderá comprometer o plano do Governo local de incrementar a produção agrícola para dar resposta à crise de alimentos. Actualmente, segundo dados oficiais, Nampula produz, em média, 1,6 milhão de toneladas de cereais e culturas de rendimento por ano, números considerados insuficientes para afastar o espectro da fome naquela região do país.

Segundo dados apurados pela nossa Reportagem, grande parte das famílias camponesas não exploram para além de meio hectare, situação que se considera urgente rectificar, por formas a que o plano estratégico de combate à crise de alimentos, que preconiza o aumento de produção e produtividade, tenha pernas para andar.

Fonte da Unidade de Coordenação para o Desenvolvimento da província reconhece que além do subaproveitamento dos solos, há também o constrangimento ditado pela falta de fertilizantes, sementes melhoradas, pesticidas, entre outros capazes de melhorar o desempenho da produção.
Amisse Cololo, director provincial de Trabalho e porta-voz do overno de Nampula, reconhece que o atraso na disponibilização de sementes e instrumentos agrícolas, tem vindo a afectar os índices de produção agrícola, daí que o Governo recomendou a Direcção Provincial da Agricultura para prestar atenção especial a esta matéria.

Porque se pretende que o plano estratégico de combate à fome seja um assunto transversal, AmisseCololo explicou que antes da sua materialização, o documento será submetido aos governos distritais para o necessário debate.
O objectivo último, de acordo com Amisse Cololo, é aumentar a produção e, para tal, estamos a pensar na possibilidade de intensificar a produção de culturas como mandioca, milho e arroz, para o que cada distrito terá de estudar as suas reais potencialidades.

Para evitar que os cerca de quatro milhões de nampulenses passem só a fazer culturas alimentares, em detrimento daquelas que se destinam ao rendimento, Amisse Cololo diz que o Executivo já tomou as devidas providências, sobre as quais não forneceu detalhes.
Enquanto isso, a província de Nampula está a fazer um estudo visando identificar regiões onde futuramente poderão ser construídos silos para o armazenamento de excedentes agrícolas.

Fonte: Jornal Notícias

Nenhum comentário: