segunda-feira, 28 de julho de 2008

Niassa reúne condições para revolução verde


NIASSA é uma das províncias dotada de recursos que a podem tornar fundamental na aplicação da política da revolução verde, segundo disse ontem a jornalistas o Presidente da República, Armando Guebuza, na vila-sede do distrito de Mecanhelas, no início da sua presidência aberta àquela província nortenha, que deverá durar cerca de quatro dias.

Explicou que a revolução verde é uma das vias para o desenvolvimento, devendo-se encorajar o sector privado mas não é só isso que responde ao problema da falta de comida e emprego no país.

“Somos muitos e a produção feita numa empresa não pode cobrir o défice suplementar existente no país. A revolução verde deve apostar, sobretudo sem ignorar o grande produtor, na transformação do familiar em comercial” – disse.
Para o Presidente da República, as condições agro-ecológicas da província do Niassa podem sim aliviar o país dos problemas que vai enfrentar resultantes da subida dos preços dos combustíveis e dos cereais a nível mundial.

O chefe do Estado ficou satisfeito com o crescimento médio económico da província do Niassa, que desde o ano passado até ao momento já atingiu os 12 por cento. Reconheceu que este crescimento, que considerou de positivo, também se reflecte nas áreas sociais, nomeadamente no aumento do número de escolas e unidades sanitárias e “até no turismo Niassa apresenta indicadores de crescimento…”.

O informe do Governo da Província apresentado ao Chefe do Estado refere que no âmbito do Turismo registou-se, em 2007, um movimento de 26.250 turistas para a reserva do Niassa e para o Lago, o que representa um incremento na ordem dos 39 por cento.

O relatório destaca igualmente o facto de, depois de Cuamba em 2004, ter começado a receber energia da rede nacional, a partir do ano passado, a cidade de Lichinga e a vila de Metangula, no distrito do Lago, também tevem passado a beneficiar desta fonte energética, situação que reduziu consideravelmente o consumo de combustíveis nestes locais.

A rede de estradas também tem vindo a melhorar, a ponto de, presentemente, contar com 513 quilómetros de estradas asfaltadas e a transitabilidade ter subido de 6003 para 7690 quilómetros.

Não obstante a extensão territorial da província, a telefonia móvel circunscreve-se a cinco cidades e vilas, nomeadamente Lichinga, Cuamba, Mandimba, Metangula e Marrupa.
No distrito de Mecanhelas, para além da Sessão extraordinária do Governo provincial alargada aos administradores e outros quadros, o PR orientou um concorrido comício popular, durante o qual deixou como principal mensagem a necessidade do aumento da produção e da produtividade como forma de acabar com a pobreza e também enfrentar a crise mundial de combustíveis e cereais.

Carlos Coelho, em Mecanhelas

Nenhum comentário: