segunda-feira, 21 de julho de 2008

Projectada fábrica de computadores



Moçambique terá ainda este ano uma fábrica de produção de computadores, resultado de uma parceria entre o Instituto de Tecnologias de Informação e Comunicação (MICTI) e a empresa sul-africana de computadores, a Sahara Computers.

Neste momento está em curso a reabilitação do edifício onde será montada a futura fábrica e espera-se que a mesma seja concluída dentro de dois meses, para em seguida ser montado todo o equipamento necessário. De acordo com Jamo Macanze, gestor de empresas no MICTI, a fábrica, que terá uma capacidade mínima de produção de 100 computadores por dia, começará a funcionar nos finais deste ano. Jamo Macanze revelou que a produção dos computadores vai ocorrer em fases, e a quantidade a ser produzida dependerá do modelo de negócio e da resposta do mercado. Por outro lado, o valor da importação de componentes vai determinar o preço e consequentemente a quantidade de computadores a produzir.
“Neste momento nós estamos a discutir incentivos fiscais com o Centro de Promoção de Investimentos (CPI) na importação de componentes. Se conseguirmos tais isenções, o computador será barato, mas se não conseguirmos poderá ser mais caro. Então, os resultados das negociações é que vão determinar as nossas acções”, explicou (AIM)

Fonte: Jornal Notícias

Nenhum comentário: