segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Devido à alta de preços : Reduz importação de combustíveis


A IMPORTAÇÃO de combustíveis decresceu em cerca de 38 mil toneladas no primeiro semestre deste ano no país, comparativamente a igual período de 2007, em consequência da alta de preços no mercado internacional. Com efeito, foram adquiridas 262.897,6 toneladas entre Janeiro e Junho, contra os 301.371,6 que entraram nos primeiros seis meses de 2007. Estes dados foram revelados ontem, no Songo, sede distrital de Cahora Bassa, Tete, no decorrer dos trabalhos do IV Conselho Coordenador do Ministério da Energia, que amanhã termina.


No entanto, apesar do volume das importações ter reduzido, o custo registou um incremento na ordem dos 39 por cento, tendo em conta que os combustíveis adquiridos no primeiro semestre de 2007 custaram cerca de 186 milhões de dólares, contra os mais de 260 milhões gastos este ano.

Segundo os números apresentados no primeiro dia do encontro, de 2005 a esta parte os custos de importação dos combustíveis duplicaram, dado que naquele ano gastava-se cerca de 400 milhões de dólares na compra de fuel oil, diesel, gasolina e gás de cozinha, contra os 800 milhões de dólares necessários actualmente.

Nesse sentido, recomenda-se, entre outras medidas, o uso do transporte público, partilha de carros privados e uso de meios que consumam menos combustível para minimizar os efeitos contra a economia nacional. O recurso a outras fontes, como biocombustíveis, e a limitação da prática de actividades desportivas que consumam muito combustível, são outras recomendações.
Quanto à energia eléctrica, os dados apresentados indicam que a produção global no primeiro semestre deste ano decresceu de 8185235 MWh para 6906448 MWh comparativamente a igual período do ano passado. O facto deveu-se, em grande medida, a obras de reabilitação da Subestação Apollo, na África do Sul, que é um ponto de recepção da energia produzida na Hidroeléctrica de Cahora (HCB).

Entretanto, falando na abertura da reunião, o Ministro da Energia, Salvador Namburete, destacou o facto de a partir da última terça-feira as sedes distritais electrificadas terem aumentado para 72, com a ligação de Massingir, na província de Gaza, efectivada naquela noite. O número poderá passar para 73 até amanhã, caso se concretize a ligação de mais uma sede distrital que, entretanto, o ministro não precisou. Até finais deste ano, o país terá 82 sedes distritais ligadas à rede nacional, número que deverá passar para 102 até final de 2009.
Em termos de consumidores, o país passou a contar com 561.740, após a ligação de novos 54.233 beneficiários neste semestre.

Intervindo na sessão de abertura do encontro, o governador de Tete, Idelfonso Mwanantata, enalteceu os esforços que têm vindo a ser empreendidos na electrificação do país e aplaudiu acções idênticas desenvolvidas nas zonas remotas da província com sistemas solares, dada a dificuldade de o fazer com a rede nacional.

Fonte: José Chissano (07/08/2008)

Nenhum comentário: