segunda-feira, 25 de agosto de 2008

“Locomotivas” revalidam título nacional em atletismo


O Ferroviário manteve a homogeneidade que lhe tem sido peculiar de uns tempos a esta parte ao revalidar o título de campeão nacional de atletismo, em seniores masculinos e femininos. A prova, que este ano foi realizada em Chimoio, província da Manica, teve uma “locomotiva” igual a si mesma: altamente afinada, não dando chances aos seus adversários, que não tiveram argumentos para travar a verdadeira avalanche “verde-e-branca”.

Tanto em masculinos como em femininos, a diferença de pontuação a separar o primeiro classificado do segundo foi notório. Em masculinos, o Ferroviário somou 79 pontos, mais 36, que o vice-campeão, o seu homónimo da Beira, enquanto em femininos, a margem foi ainda maior, 53 pontos contra os 18 do Sporting Clube de Chimoio.

No lote de atletas que mais se destacaram consta o nomes dos “locomotivas” Tito Nhacila vencedor de três medalhas de ouro e uma de prata, fruto dos triunfos nos 400 metros e 110 barreiras, e de Jorge Duvane que ao vencer os 800m conquistou uma medalha de ouro.

Mas a grande surpresa foi Valdemiro Tivane, um atleta ainda júnior, que ganhou duas medalhas de ouro ao se classificar em primeiro lugar no salto em comprimento e triplo salto.

O atleta Samuel Ibrahimo, um júnior, destacou-se pelo Ferroviário da Beira ao vencer a prova dos 400m de seniores. Recorde-se que Samuel havia conquistado duas medalhas de ouro nos 400 e 800 metros na sua categoria de juniores, tendo contribuindo para os beirenses sagrarem-se campeões nacionais.

O Ferroviário da Beira sucede assim à Brilho Construções, que na edição passada tinha feito a festa nestes escalões.

Em femininos, é de salientar a prestação da “locomotiva” Julieta Magaia que ocupou a primeira posição em três provas, designadamente 100 e 400m barreiras e no salto em comprimento.

Hortência Domingo, do Sporting Clube de Chimoio, fez as graças da equipa da casa ao conquistar duas medalhas de ouro, mercê dos triunfos nos 800 e 5000 m.

A província de Nampula poderá acolher a próxima edição dos “Nacionais” de atletismo. Aliás, este desejo foi manifestado pela associação de Nampula num encontro que juntou dirigentes da modalidade em Chimoio.

CLASSIFICAÇÃO FINAL
MASCULINOS: 1º Ferroviário de Maputo (79 pontos), 2º Ferroviário da Beira (43), 3º Brio Construções (13), 4º Abílio Antunes (11), 5º Unilúrio de Nampula (8), 6º Matchedje (7), 7º Clube Atlético de Tete (7), 8º Ferroviário de Nampula (6), 9º Liga 10º Muçulmana de Chimoio (4) e 11º Núcleo da Escola Eduardo Mondlane de Chimoio (2)

FEMININOS: 1º Ferroviário de Maputo (53 pontos), 2º Sporting Clube de Chimoio (18), 3º Ferroviário da Beira (16), 4º Brio Construções (13), 5º Liga Muçulmana de Chimoio (13), 6º Abílio Antunes (12), 7º Clube Atlético de Tete (6), 8º Núcleo da Escola Eduardo Mondlane (0) e 9º Samora Machel (0).

Fonte: Zambezia Online 07-Ago-2008

Nenhum comentário: