quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Maria de Lurdes Mutola; princípio do adeus


ASSUMIDAMENTE, Beijing será o epílogo da longa e brilhante carreira olímpica de Lurdes Mutola. A atleta moçambicana já anunciou que, independentemente do resultado que obtiver na capital chinesa, colocará um ponto final ao seu percurso de duas décadas. Pois, hoje, a partir das 11:00 horas locais (05:00 de Maputo), a menina-prodígio iniciará aquilo que pode ser o princípio do adeus em grande, na sua predilecta e referência prova dos 800 metros, na abertura das competições de atletismo deste evento.

Mas enquanto Lurdes se retira, outros jovens nacionais entram no quadro olímpico, nomeadamente os nadadores Chakil Camal, que ontem fez 24.93 segundos nos 50 metros livres, equivalente ao recorde de categoria, e Ximene Gomes, que se estreia hoje, na mesma distância.
É verdade que ainda não se trata da final – essa só deverá acontecer na próxima segunda-feira (18/08/2008)– no entanto, a expectativa em redor da participação de Lurdes é incomensurável. E as razões são várias, podendo se contar o facto de, sendo a estrela mais cintilante dos últimos anos, todas as candidatas à medalha de ouro verem-na como um incómodo a afastar logo na primeira eliminatória, para além de se ter registado o surgimento de novas atletas e com boas marcas.

Equacionados todos estes aspectos, Lurdes afirma sentir-se muitíssimo bem preparada, física e moralmente, para enfrentar as adversidades que terá pela frente, já a começar pela prova de hoje. Por essa razão, promete não oferecer tréguas a ninguém, isto é, obriga-se a correr para sempre conquistar o primeiro lugar, de modo a evitar quaisquer surpresas que possam ser fatais.

Com o seu melhor registo do ano a situar-se em 1.59.24 minuto, Lurdes estará na quarta das seis séries da primeira eliminatória dos 800 metros. Em Beijing, formou-se um magnífico “esquadrão” de russas, tendo à frente Yelena Soboleva, uma das principais candidatas ao título e que detém o melhor tempo do ano, com 1.54.85.

Em relação à natação, Chakil Camal teve uma estreia auspiciosa, com 24.93 segundos nos 50 metros livres, numa série ganha pelo nigeriano Yellow Yei Yah, com 24.00 segundos, mesmo assim insuficientes para conseguir a qualificação. A despeito de se ter classificado na sexta posição, o tempo obtido por Chakil constitui recorde de categoria. A sua colega Ximene Gomes entra em competição hoje, igualmente nos 50 livres, a partir das 18.30 horas (12.30 de Maputo).

Alexandre Zandamela, nosso enviado do Jornal Noticias.

Nenhum comentário: