segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Bolseiros moçambicanos vão estudar na Argélia


VINTE e oito estudantes moçambicanos partem este ano para Argélia, onde vão frequentar cursos de licenciatura em diversas áreas do saber, no âmbito dos acordos que ligam as duas partes. Este facto foi revelado ontem pelo ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Oldemiro Balói, pouco depois da cerimónia de entrega, ao presidente Armando Guebuza, das cartas credenciais dos novos embaixadores da Argélia, Ahmed Lakhdar Tazira, e da Nigéria, John Akintoye Olofintuyi.


Os estudantes em causa vão continuar os seus estudos em áreas como Engenharia, Medicina, Agronomia, Arquitectura, Veterinária, Farmácia, Francês, Inglês e Tecnologias de Informação.

Mais de 100 bolseiros moçambicanos encontram-se a estudar na Argélia, país com o qual Moçambique mantém uma cooperação que data desde a luta de libertação nacional.

Vários acordos de cooperação ligam Moçambique e Argélia. Entretanto, Oldemiro Balói considerou que a mesma está ainda a quem do desejável. “Temos algumas áreas não exploradas. E se pudéssemos aumentar o número de bolseiros seria bom”, disse o chefe da diplomacia moçambicana, realçando que o nosso país poderia aprender muito, por exemplo, da experiência dos argelinos no que toca à área de desportos.

Em relação à Nigéria, Oldemiro Balói anunciou que Moçambique e aquele país da África Ocidental vão assinar um acordo geral de cooperação ao abrigo do qual serão regidas as relações entre as partes.

O embaixador nigeriano chega ao nosso país numa altura em que se está a fazer a prospecção de petróleo, de que a Nigéria é o maior produtor no Continente Africano. Balói espera que Moçambique aproveite algumas experiências neste domínio. Apesar de ser produtora, a Nigéria não refina o seu petróleo.

O governante moçambicano acredita que o novo diplomata nigeriano dará um impulso nas relações entre os dois países africanos.

Tanto Ahmed Tazira como John Olofintuyi têm a sua residência em Maputo.

Ainda ontem o presidente Armando Guebuza recebeu em audiência os embaixadores de Portugal, e do Japão, que foram se despedir do Chefe do Estado moçambicano no fim da sua missão em Moçambique.
Fonte: Jornal Notícias


Nenhum comentário: