segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Casos de Sida em Angola aumentam em 50 por cento, Instituto Nacional de Luta Contra a Sida (INLS)


Mais de doze mil novos casos de Sida foram notificados em todo o país em 2007, uma cifra que representa um aumento de cinquenta por cento em relação ao ano 2006.

Os dados foram revelados ontem ao Jornal de Angola, em Luanda, pela directora do Instituto Nacional de Luta Contra a Sida (INLS), Ducelina Serrano, à margem da abertura do “Fórum de cooperação nacional entre o INLS e os diferentes parceiros nacionais e internacionais engajados na luta contra o VIH e Sida em Angola”. Segundo a médica, a maior parte dos afectados são pessoas do sexo feminino, maioritariamente com idades inferiores a 50 anos. Já na faixa acima dos cinquenta anos, as pessoas do sexo masculino são as mais afectadas.


“As mulheres são as mais afectadas, porque representam um maior número sendo, também, as que mais procuram os serviços de saúde e as unidades de aconselhamento”, esclareceu.

Questionada sobre o elevado número de casos notificados em 2007, Ducelina Serrano explicou que enquanto em 2006 existiam no país 53 unidades que procediam ao aconselhamento e testagem, em 2007 o número subiu para 154, o que significa dizer que o número de serviços aumentou e o de pessoas que tiveram acesso ao teste também.

As zonas fronteiriças, devido ao elevado movimento de pessoas e à realização de negócios são as que mais casos registaram, disse Ducelina Serrano.

O encontro, que termina amanhã, visa proceder ao balanço das actividades desenvolvidas em todo o território nacional durante o 1º semestre de 2008 e reflectir sobre as metas preconizadas, progressos, impacto das acções e recursos financeiros aplicados e as suas fontes de financiamento.

O evento vai perspectivar também as acções para o 2º semestre de 2008 e o ano de 2009, no âmbito do Plano Nacional de Luta Contra a Sida do Governo de Angola.

Ducelina Serrano aconselhou os cidadãos a procurarem o centro de aconselhamento e testagem voluntária mais próximo para saberem da sua condição. “O teste é gratuito e confidencial e em função do resultado dá-se o devido conselho”, frisou.

Ducelina Serrano apelou ainda para a sociedade participar activamente nas eleições legislativas de 5 de Setembro.

“As nossas unidades hospitalares estão disponíveis para fornecer informações aos eleitores de como deverão votar”, garantiu.

Participam no fórum mais de 100 representantes de diferentes ONG nacionais e internacionais, organizações religiosas associadas na Rede Esperança, representantes de vários ministérios e empresas públicas e privadas.

Acredita-se que a guerra que assolou o país foi um factor de contenção da expansão da doença, já que limitava as deslocações.

Fonte:Jornal de Angola

Nenhum comentário: