segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Qualificação para CAN e “Mundial” de 2010:

A MÃE de todas as batalhas não foi ganha, no entanto, ficou em todos nós a forte convicção de que temos uma equipa verdadeiramente à altura daquilo que são as grandes competições continentais, e não só.

Trata-se de uma conclusão concreta e objectiva em função do que aconteceu ontem à tarde, no Estádio da Machava: os “Mambas” empataram 1-1 com a Costa do Marfim e somente na derradeira jornada conhecerão o seu destino quanto à transição para a segunda fase de qualificação para os Campeonatos Africano e “Mundial” de 2010, respectivamente em Angola e na África do Sul.
Com o Vale do Infulene a conhecer uma das suas maiores enchentes de sempre, de facto, a estonteante segunda parte da turma moçambicana merecia outra sorte. É verdade que foram os “Elefantes” a inaugurar o marcador, aos 47 minutos, por intermédio de Bakary Koné, mas o tento da igualdade, da autoria de Miro, aos 53, na sequência de um livre muitíssimo bem executado, veio espevitar os “Mambas” para uma exibição de excelente nível, chegando a pôr em questão a grandeza de estrelas como Solomon Kalou, Yaya Touré e companhia.

Numa tarde predominantemente vermelha, no Estádio da Machava, em que esteve presente o Chefe do Estado moçambicano, Armando Guebuza, a desejada vitória no Dia da Vitória, em homenagem aos libertadores da pátria, não aconteceu, mas a satisfação do dever cumprido era visível no rosto de cada espectador e, sobretudo, a determinação evidenciada pelos jogadores, com particular realce para o magnífico período complementar.

Noutra partida do Grupo VII, realizada em Antananarivo, Madagáscar derrotou Botswana por uma bola sem resposta. A próxima jornada, a última, está marcada para 12 de Outubro, contemplando os jogos Botswana-Moçambique, em Gaborone, e Costa do Marfim-Madagáscar, em Abidjan.

Na classificação, Costa do Marfim lidera com nove pontos, seguida de Madagáscar seis, Moçambique e Botswana cinco cada.

Nenhum comentário: