segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Angola está em condições de garantir o CAN-2010

Os últimos desenvolvimentos dos trabalhos preparatórios da 27ª Taça de África das Nações de Futebol (CAN), a realizar-se no país, em 2010, foram ontem levados ao conhecimento do Primeiro-Ministro, Fernando da Piedade Dias dos Santos, durante um encontro com a direcção executiva do Comité Organizador (COCAN). Em declarações à imprensa, no final da reunião que decorreu na Cidade Alta, o director executivo do COCAN, António Mangueira, disse que no encontro foi feita uma resenha da capacidade das infra-estruturas que Angola pode oferecer para a realização do maior evento futebolístico africano.


Os membros da direcção executiva do COCAN avaliaram ainda na presença de Fernando da Piedade Dias dos Santos, na qualidade de coordenador da Comissão Ministerial de Monitorização do CAN, alguns aspectos de ordem estratégica relacionados, sobretudo, com a produção televisiva, disponibilização de meios hoteleiros, bem como com os meios de comunicação.
“Falámos da necessidade de nos empenharmos cada vez mais na segunda fase da organização do evento”, afirmou António Mangueira, para quem depois da recente visita efectuada pelos membros da Confederação Africana de Futebol (CAF) ao país esta organização passou a acreditar ainda mais que Angola está capacitada a albergar o CAN nas cidades de Luanda, de Benguela, de Cabinda e do Lubango.“É ponto assente que vamos realizar o CAN nas quatro cidades angolanas como está preconizado. Todo o esforço está a ser feito pelo Governo para que as dificuldades que formos encontrando sejam ultrapassadas”, referiu António Mangueira, que solicitou mais atenção para Cabinda, onde os trabalhos estão um pouco atrasados, devido à chegada tardia dos materiais, principalmente para a construção do estádio.
Anunciou, a propósito, que uma delegação angolana deverá, nos próximos dias, deslocar-se à cidade de Ponta Negra, para junto das autoridades aduaneiras locais agilizar o processo de desalfandegamento dos materiais, a fim de permitir que as obras do estádio em Cabinda decorram dentro dos prazos.
O director executivo do COCAN disse também ser urgente organizar a inventariação dos hotéis e de todos os meios hoteleiros existentes nas quatro províncias que vão albergar a prova, com vista a acomodar condignamente as delegações visitantes.António Mangueira sublinhou, por último, que uma atenção especial deve também ser dada à questão dos transportes, bem como das telecomunicações, para evitar-se o congestionamento das linhas telefónicas e não só, atendendo que mais de mil profissionais da comunicação social poderão estar presentes no CAN.
De salientar que o sorteio da competição decorrerá em Setembro do próximo ano, enquanto Angola deverá entregar os estádios prontos até Novembro de 2009.

Fonte: Garrido Fragoso Jornal de angola

Nenhum comentário: