segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Banco Terra é inaugurado oficialmente


O Banco Terra que já está em funcionamento em Maputo e Nampula, é hoje (10/09/2008)inaugurado oficialmente, numa cerimónia a ter lugar no Jardim Tunduru, na capital do País.

Este Banco foi constituído em Dezembro de 2007 e segundo uma estrutura accionaria a que um grupo de investidores internacionais – o Rabobank da Holanda (30,7%) , o KfW da Alemanha (20%) e o Norfund da Noruega (20%) – se juntou à Gapi-SI (29,3%) para implantar em Moçambique uma instituição bancária que privilegie os negócios no sector agrícola, refere o PCA do GAPI, António Souto, numa informação enviada ao «Canal de Moçambique».


Segundo Souto, a motivação destes investidores em juntarem-se para apoiar a constituição do Banco Terra derivou do reconhecimento que a agricultura e a produção de alimentos são um aspecto chave e estratégico do desenvolvimento de Moçambique. Por isso, a estrutura accionaria é constituída por três instituições financeiras de desenvolvimento – a Gapi-SI, o KfW e o Norfund – bem como um banco privado – o Rabobank – cujos fundamentos são as cooperativas agrícolas da Holanda – acrescenta Souto.

O BT já está a operar provisoriamente com um balcão em Maputo e outro em Nampula, e planeia “abrir nos próximos três anos cerca de 20 balcões que permitam cobrir as principais zonas agrícolas do País”.

De acordo com a fonte que estamos a citar, o capital inicial do Banco Terra é de 185 milhões de Meticais, “mas existem já acordos que prevêem o seu aumento de forma a fazer face aos desafios a que esta instituição
se propõe”.

(Redacção) Canal de Mocambique

Um comentário:

Quer ganhar uma grana fácil??? disse...

Oi, meu nome é Dettmann e participo de um projeto do GG5(grupo de Gestores Locais da Região 5) em Vila Velha-ES Brasil e por acidente entrei no seu blog.
Parece que a logo que você colocou sobre o Banco Terra de Moçambique está equivocada e você colocou a logo do Banco Terra de Vila Velha.

Espero que não desmereça seu trabalho como blogueiro e que você possa corrigir o erro sem problemas.

Obrigado pela atenção, abraços fraternos.

Dettmann - Vila Velha - ES - Brasil