segunda-feira, 3 de novembro de 2008

EM NOVEMBRO, CABO VERDE E FRANÇA ASSINAM ACORDO SOBRE EMIGRAÇÃO


Cabo Verde e França vão assinar em Novembro, por ocasião da Conferência de Paris sobre emigração, um acordo de Mobilidade que compreende a facilitação de circulação e a abertura do mercado de trabalho francês a imigrantes cabo-verdianos segundo necessidades do país europeu.

O futuro acordo entre França e Cabo Verde centra-se na organização da imigração legal, na luta contra a imigração ilegal e no desenvolvimento solidário, segundo uma declaração conjunta dos dois ministros, divulgada hoje na Cidade da Praia.

Quanto à organização da migração legal, o futuro acordo prevê nomeadamente disposições relativas à facilitação de circulação de pessoas, a abertura do mercado de trabalho francês aos cabo-verdianos na base de uma lista de empregos, disposições sobre o intercâmbio de jovens profissionais e a possibilidade de jovens estudantes cabo-verdianos completarem os estudos e terem uma primeira experiência profissional em França.

O acordo entre os dois países compreende também, quanto à luta contra a imigração ilegal, o reforço do combate à falsificação de documentos e a cooperação para desmantelar redes de imigração clandestina.

A França compromete-se ainda a apoiar iniciativas de associações de imigrantes cabo-verdianos residentes no país e projectos de desenvolvimento em Cabo Verde que estes apresentem.

Recorda-se que Cabo Verde assinou com a União Europeia, a 05 de Junho passado, uma Declaração Conjunta sobre a Pareceria para a Mobilidade, uma iniciativa que se destina a agilizar o fluxo de pessoas entre o arquipélago e a Europa.

Em Dezembro do ano passado, a União Europeia escolheu Cabo Verde e a Moldávia como países piloto para uma nova abordagem das questões ligadas à imigração, facilitando a entrada de cabo-verdianos na Europa e de europeus no arquipélago.

FS, Expresso das Ilhas

Nenhum comentário: