segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Voos directos Luanda-Pequim

A TAAG (Linhas Aéreas de Angola) deverá iniciar no próximo fim-de-semana os voos regulares Luanda-Pequim, para tentar captar o crescente movimento entre as duas capitais, disse hoje à agência Lusa fonte diplomática angolana.

Será um voo directo, de cerca de 13 horas, duas vezes por semana e numa primeira fase funcionará em regime de "charter".

Milhares de chineses trabalham em Angola, sobretudo na construção civil, e "este ano a Embaixada de Angola em Pequim já concedeu 40.000 vistos", adiantou a mesma fonte.

Angola é um dos principais parceiros económicos da China em África, sobretudo devido ao petróleo, que representa cerca de 80 por cento do comércio entre os dois países.

Na década de 1960, no auge do diferendo sino-soviético, o então líder da UNITA, Jonas Savimbi, frequentou uma academia militar chinesa e a China apoiou o seu movimento.

China e Angola só estabeleceram relações diplomáticas em 1983, oito anos depois da independência daquela antiga colónia portuguesa, mas hoje, a cooperação entre os dois países "está num nível muito bom", diz o embaixador de Angola em Pequim, João Manuel Bernardo.
Lusa/Fim

Nenhum comentário: